Re: [Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Quarta Junho 22 14:15:24 PDT 2005

--- Ednardo Lobo <ednardo em elobo.cjb.net> escreveu:

>     Exato! A  não ser que minha  suposição a
> respeito do  protocolo HTTP
> esteja certa, não vejo uma outra maneira.

Acho que você vai ter que recorrer a RFC para saber
isso... talvez tenha um campo definido no protocolo
que lhe ajude... mas quanto mais cabeludo ele for,
maior a possibilidade dos browsers não usarem ele.

Depois conta pra gente. :-D

> Restou então hidden fields,
> mas não  faço a mínima
> idéia de como utilizá-los para tal propósito. Pode
> me explicar?

Recomendo ler a documentação do CGI.pm para tanto. Ele
explica como usar hidden fields.

Basicamente, quando seu usuário acessar o site ele vai
ter que fazer um requisição ao seu CGI logo de cara:
do contrário não vai funcionar.

Quanto ele fazer a requisição, você gera um valor
randômico qualquer e na resposta HTML você cria um
campo HIDDEN de um formulário com esse valor. Toda vez
que ele solicitar algo, ele devolve esse valor para
você de novo. Assim você pode "identificá-lo".
Obviamente você vai devolver esse valor para cada
resposta que der ao usuário... isso pode ser
complicado.

Seu sistema fura apenas se o usuário (maldoso) for lá
e alterar o HTML, apagando o hidden field, e
requisitando sua página de novo. Aí vc perde o
controle.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br