Re: [Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Quarta Junho 22 13:29:30 PDT 2005

--- Ednardo Lobo <ednardo em elobo.cjb.net> escreveu:

>     Sua intromissão foi bastante pertinente! E para
> não perdermos o foco
> vou relembrar à  todos que essa 'thread' foi
> iniciada  com o objetivo de
> encontrar  uma  maneira  de  identificar
> individualmente  um  visitante
> navegando em um site, de maneira a ser possível
> calcular, por meio de um
> script PERL, a quantidade de visitantes em um
> determinado instante.

Não vejo como esse assunto pode estar fugindo do
tópico da lista visto que a solução vai envolver Perl
num estágio ou outro.

> Entretanto, nenhuma das
> alternativas sugeridas  pareceu satisfatória, pois
> parece  não haver uma
> maneira segura  de obter  o IP  local. E sendo
> assim, acho  que devemos
> partir para outra estratégia de identificação dos
> visitantes.

Perceba, você está solicitando uma informação que não
foi disponibilizada publicamente de forma explícita
(ok, cookies podem ser maliciosos nesse sentido
também) já que o NAT reescreve os pacotes com seu
próprio endereço.

A única forma de obter isso é solicitando para o
cliente ou acessando a tabela NAT do roteador/firewall
(acho que você não quer tentar a segunda).

A outra forma seria obter alguma informação do browser
de forma que você consiga identificar duas máquinas
idênticas... se fosse um aplicativo rodando localmente
eu diria para você tentar obter o número serial do HD
ou o MAC Address da placa de rede. Mas visto que
estamos tratando de uma aplicação web não vejo como
você fazer isso.

Pedir ao browser para criar um cookie com um ID
randômico me parece a melhor opção já que você pode
obter ele posteriormente. Ou então use sessões ou
ainda hidden fields.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br