[Cascavel-pm] Palestra sobre Perl6

Flavio S. Glock fglock em gmail.com
Quinta Julho 21 14:36:01 PDT 2005

Em 21/07/05, Alceu R. de Freitas Jr.<glasswalk3r em yahoo.com.br> escreveu:

> Flávio, além da sintaxe mais "limpa" (inclusive para
> usar referências e OOP), quais outra vantagens o Perl6
> trará? Eu entendo que o Parrot será vantajoso também
> para o Perl6, mas isso tornará programas em Perl, por
> exemplo, mais rápidos/portáveis?
>
> Terei que queimar meus livros de Perl a médio prazo
> !?!?

O Perl6 não é um "upgrade" do Perl5. A linguagem Perl5 continuará existindo.

Quanto à velocidade e portabilidade, existem várias novidades no Perl6
- e talvez algumas delas já estejam também disponíveis no Perl5.10:

Velocidade:
- a máquina virtual do Parrot é otimizada para rodar dentro do cache
do processador e para executar em máquinas multiprocessadas;
- é possível gerar código com tipagem estática, que é bem menos
flexível, mas roda mais rápido;

Portabilidade:
- o Perl6 não necessita de um compilador C para utilizar bibliotecas
externas - basta utilizar a interface "nci", que chama uma "dll"
diretamente (isso já está disponível para a versão atual do Perl5);
- o binário do Pugs e do Parrot para Windows já está disponível;
- o compilador tem saída para javascript - produz um arquivo ".html"
que pode rodar em um browser (isso foi/está sendo implementado esta
semana).
- o Perl5.10 já deverá ter opção para rodar em Parrot e, talvez já
possa gerar PIL/PAST, o que permitirá rodar também em outras máquinas
virtuais;
- as linguagens Perl, Python, e Ruby ficam lentas na JVM - mas há um
boato de que a Sun vai inserir opcodes novos para resolver este
problema.
- o mod_parrot já está disponível.

É importante dizer que o Pugs6.2.8 não é um release oficial do Perl6 -
a equipe de desenvolvimento está fazendo uma série de experiências e
definindo aos poucos como será a linguagem final.

Além disso, estão ocorrendo em paralelo as discussões e implementações
das novas versões dos módulos mais importantes - DBI, templates,
date/time, protocolos de rede.

- Flavio S. Glock