Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Quarta Agosto 31 10:17:10 PDT 2005

Eu tinha escrito uma mensagem grande e quando estava terminando,
ocorreu um desastre e perdi o texto. Então vou resumir o que queria
dizer.

On 8/31/05, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Eu não acho que o Zope faça tanto sucesso assim. O
> Ruby on Rails já tem levantando mais fervor, mas
> quantas pessoas sabem programar em Ruby? Eu não
> conheço nenhuma, mesmo no meio "software livre".

O Brasil é atrasado quanto a tecnologias novas, isso é fato. Mas de
qualquer forma, o fato realmente importante é que qualquer um já ouviu
falar do Ruby on Rails como sendo algo bom e revolucionário. E,
infelizmente, da mesma forma, qualquer um já ouviu falar que Perl é
unmaintainable.

Hoje em dia, praticamente tudo se resume à marketing. E lembre-se que
marketing não está necessariamente atrelado a propagandas ou grandes
empresas financiando.

O que falta em Perl é isso: alguma coisa que represente a linguagem.
Sim, Perl é aberto e versátil, etc. Mas é preciso de um carro chefe. É
preciso ser criada alguma coisa que faça as pessoas associarem Perl
diretamente com aquilo, ao invés de associarem com uma linguagem com
código feio e unmaintainable (não que *eu* pense assim).

*ESSE* é todo o problema, na minha opinião.

Acho que a grande coisa que faria Perl ter um impulso de popularidade
seria o desenvolvimento de projetos relevantes para o usuário final e
não ficar criando mais ferramentas para desenvolvedores. Isso é algo
que eu venho idealizado há um tempo. Atualmente, no meu tempo livre,
estou desenvolvendo uma biblioteca de Universal Plug 'n' Play para
Perl pois tenho planos de, no futuro, fazer um cliente para BitTorrent
(ou alguma rede peer-to-peer) em Perl, open-source.

Esse tipo de coisa, além de trazer exposição ao usuário final, se for
bem feita, atrai desenvolvedores para o projeto e divulga a linguagem
no meio técnico, mostrando que é uma alternativa viável para projetos
maiores (caso seja mal feita, acontece como o Matt's Script Archive,
que só serve pra difamar a linguagem).

Em minha opinião, esse tipo de coisa pode trazer Perl de volta pros trilhos.

-Nilson Santos F. Jr.