Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Quarta Agosto 31 09:27:44 PDT 2005

--- Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com>
escreveu:

> Mas existe o Komodo que tem até um designer gráfico
> de UIs pra Tk.

Mas o Komodo não é gratuito. E também não tem recursos
interessantes apontados pelo artigo.

> E tem o EPIC pro Eclipse.

Ele é gratuito, mas não tem muito mais que um "syntax
highlighter". Ele não possui as facilidades que o
Eclipse empresta ao Java, como criar diagramas em UML
e gerar código diretamente destes diagramas.

E cá entre nós, o Eclipse é leeeeerdo. Nenhum
programador Perl experiente vai trocar o vi/Emacs pelo
Eclipse se ele não oferecer vantagens. E me parece sem
sentido obrigar a alguém ter 500MB de RAM num PC
apenas para programar em Perl.

> A questão é: programadores de Perl não gostam de
> IDEs.

Acho isso uma bobagem. Não por causa dos programadores
experientes, mas para que não conhece a linguagem. E
se a IDE for bem feita (como exemplifiquei no caso do
Eclipse) isso pode ajudar muito o desenvolvimento,
mesmo para os experientes.

> O que eu acho que realmente falta são grandes
> projetos, estilo o Ruby on Rails ou o Zope pra
>Python. Ou grandes empresas por trás, como é o caso
de >Java.

Eu não acho que o Zope faça tanto sucesso assim. O
Ruby on Rails já tem levantando mais fervor, mas
quantas pessoas sabem programar em Ruby? Eu não
conheço nenhuma, mesmo no meio "software livre".

Pessoalmente acho que se o Perl 6 não trazer alguma
revolução (quanto a sintaxe e OOP) e o ambiente de
desenvolvimento para Perl não melhorar não vejo como a
linguagem deixar de ser "obscura" para empresas e
novatos.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br