[Cascavel-pm] para refletir

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Segunda Março 15 07:28:30 CST 2004

   Saudações, Diego!
   Espero vê-lo pessoalmente em nosso encontro, sábado que vem, para uma
'breja!

Diego Luis Kreutz wrote:
> Deveria-se estabeler, antes de mais nada, formas de valorizar competencias ao
> inves de ficar preocupado e dando importancia a titulacoes e certificacoes.

   E uma forma de se valorizar competências não pode ser algo como um
"exame de ordem" ou coisa parecida, mas talvez mais específica?

> E, na minha opiniao, seria tao facil para uma empresa fazer isso.
> Alias, qualquer
> empresa, seria e competente, que contrate profissionais para areas afins da
> computacao, deviria ter um sistema diferenciado de selecao de candidatos.

   Normalmente, selecionar profissionais com rigor envolve muito
conhecimento da tecnologia e do processo. Isso custa caro.
   Por outro ângulo, "bons profissionais", selecionados "a dedo" por
empresas de renome, vão desejar (automaticamente, IMHO) salários mais
altos. Isso significa "gastos extras". Qualquer empresa hoje está
fugindo o mais e melhor que pode disto, seja "terceirizando" TI (quando
não faz parte do "core business") seja contratando profissionais menos
experientes e correndo riscos muito altos (IMHO) com isso.

> As empresas, e todos nos, ganhariamos com isso. Pois assim seriam valorizados
> os profissionais competentes e capacitados e nao os meramente
> titulados/certificados.

   Desculpe a minha falta de visão estratégica, mas o que uma empresa
pode ganhar selecionando profissionais competentes e ao mesmo tempo
procurando "achatar" o mais possível seus salários?

   Eu vejo titulações e certificações como parâmetros mínimos para
negociação, também. Você já pensou em (?:titulações|certificações) como
amplificadores do seu poder de barganha?

> Assim, teriamos produtos melhores e clientes mais satisfeitos. :) Isso seria
> perfeitamente possivel mesmo na critica situacao politica e economica que
> nos encontramos.

   Será que as empresas realmente querem melhorar seus produtos, sempre?
   Será que os diretores, gerentes e administradores destas empresas não
estão vendo a atual situação do mercado com "instinto de sobrevivência",
e pensando sempre em manter ganhos e reduzir "custos"? Será que não
impera entre este pessoal a filosofia do "'Ótimo' é o Inimigo do 'Bom'"?

   Ainda refletindo...
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA