[Cascavel-pm] para refletir

Diego Luis Kreutz kreutz em inf.ufsm.br
Sexta Março 12 14:18:28 CST 2004

On Fri, 12 Mar 2004, Daniel Ruoso wrote:

> Olá,
>
> Pelo que vi até agora no thread, a questão é de reserva de mercado. Não
> acredito que isso faça algum sentido. A experiência vem mostrando que a
> formação formal não define a competência do profissional. Mais de uma
> vez conheci pessoas certificadas e graduadas que simplesmente não
> possuiam a competência necessária, enquanto pessoas sem nenhuma educação
> formal apresentavam uma competência bastante superior.

Concordo com o Daniel. Tenho formacao superior em computacao. Mas a
vivencia, observacao e experiencia comprovam o que o Daniel colocou.
Se nao fosse por obrigacao, nao teria concluido o curso de computacao.
Soh o conclui por que nao poderia entrar em um curso de pos-graduacao
sem ter um titulo superior.

Vivo em um meio academico e sinto que a formacao superior esta longe
de ser o que deveria. Tanto em termos de profissionais que irao para
o mercado de trabalho, quanto aos profissionais que irao para a pesquisa.

Existe, sem duvida, problemas serios no sistema educacional, que
nos levam a chegar a conclusoes como estas. Isso vale tambem para cursos
de certificacao, etc&tal.

E nao eh um problema soh da computacao. Tem inumeras, senao quase todas,
areas que sofrem de fraquezas e deficiencias similares.

Sem sombra de duvidas o que fara a maior diferenca eh a competencia do
individuo e nao sua  formacao e seus titulos. Pena que isso ainda seja
pouco valorizado.

Assim como o Daniel, tenho inumeros e inumeros
exemplos de profissionais muito competentes sem formacao superior ou
titulos de certificacao. Pelo outro lado, conheco inumeros babacas (me
desculpem a expressao, mas minha revolta nao deixa passar por menos) com
formacao superior, titulacoes, certificacoes e PHD, ou seja la o que for,
que nao valem uma moeda. O mais triste eh ver, no meio academico,
"profissionais" da educacao, doutores e tal, que realmente nao sabem o que
eh formar competencias, que nao sabem qual eh o real papel de um
professor, que nao sabem o que eh disponibilizar e oportunizar o real
desenvolvimento do potencial dos estudantes. E a lista de topicos ainda eh
longa. Mas soh para finalizar, tem ainda aquelas inumeras materias e
conteudos inuteis que nao servirao para nada. Ou muitas vezes nao tem
professores competentes o suficiente para fazer os alunos enxergarem os
porques e as utilidades daquilo ali. Quanta perda de tempo.
Quanto disperdicio.

Deveria-se estabeler, antes de mais nada, formas de valorizar competencias ao
inves de ficar preocupado e dando importancia a titulacoes e certificacoes.
E, na minha opiniao, seria tao facil para uma empresa fazer isso.
Alias, qualquer
empresa, seria e competente, que contrate profissionais para areas afins da
computacao, deviria ter um sistema diferenciado de selecao de candidatos.
As empresas, e todos nos, ganhariamos com isso. Pois assim seriam valorizados
os profissionais competentes e capacitados e nao os meramente
titulados/certificados.
Assim, teriamos produtos melhores e clientes mais satisfeitos. :) Isso seria
perfeitamente possivel mesmo na critica situacao politica e economica que
nos encontramos.

Abracos,

DLK