[Cascavel-pm] Passwd

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Segunda Outubro 20 09:56:34 CDT 2003

Ramoni wrote:
> Olá, alguem aqui jah tentou fazer um prog em perl para "autenticar" usuarios ?
> Eu estou perguntando a senha pro usuario, encriptando ela e depois checando
> com a do /etc/shadow mas nunca dah a mesma coisa.
> Uma palavra criptografada com unix_md5_crypt eh sempre igual, mas a passwd no
> shadow cada hora eh diferente pra mesma palavra.
>
> Alguem sabe o q eu poderia fazer ?

   Olá, Ramoni.

   Antes de mais nada, uma dica: eu não enviei nenhum código a você por
que você não enviou código para a lista. =-]

   Eu tenho programas que sabem construir senhas para o /etc/passwd,
usando a função crypt() da biblioteca padrão do perl. Para saber mais:

   perldoc -f crypt

   Você poderia tentar encriptar as senhas e validá-las através da
comparação com a forma criptografada existente no /etc/passwd. (ou
/etc/shadow, tanto faz).

   Se você precisa de uma solução para daqui a 3 minutos, pode ser a
melhor saída.

   Por outro lado, você pode tentar usar um dos módulos Authen::PAM ou
OpenPlugni::Authenticate::PAM para utilizar a API PAM para realizar
operações de autenticação. Particularmente, eu acho este método mais
confiável, portável e estável.

   Boa sorte!
   Luis Campos de Carvalho is Computer Scientist,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA