[Cascavel-pm] Passwd

Segunda Outubro 20 09:57:59 CDT 2003

Olá Ramoni,

 --- Ramoni <ramoni em databras.com.br> escreveu: > Olá,
alguem aqui jah tentou fazer um prog em perl
> para "autenticar" usuarios ?
> Eu estou perguntando a senha pro usuario,
> encriptando ela e depois checando
> com a do /etc/shadow mas nunca dah a mesma coisa.
> Uma palavra criptografada com unix_md5_crypt eh
> sempre igual, mas a passwd no
> shadow cada hora eh diferente pra mesma palavra.
>
> Alguem sabe o q eu poderia fazer ?
> Thanx

Parece que você está fazendo um pouco de confusão
aqui: as senhas no shadow não podem mudar de uma hora
para a outra. Você está pegando o trecho correto?

Outra coisa: apenas versões mais novas de UNIX e Linux
usam md5 para as senhas no shadow: versões velhas usam
a função crypt().

Seria melhor você usar um outro método de
autenticação,  considerando que apenas o usuário root
tem acesso de leitura ao /etc/shadow. Procure no CPAN
por módulos de autenticação. Se você usa Linux,
recomendo usar um módulo que autentique via PAM.

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br