[Cascavel-pm] Duvida ....

Hamilton Vera hamilton em seven.com.br
Quarta Agosto 6 10:26:44 CDT 2003

Boa tarde pessoal,

Estou com um seguinte problema, estou fazendo um script que pega todos
os usuarios com senhas bloqueadas em um servidor.

O unico jeito que estou vendo, e' analisar o /etc/shadow ( pois o
sistema e' meio antigo e o pessoal nao quer que eu instale nenhuma outra
ferramenta para gerenciar usuarios ).

Ate entao o pessoal da gestao antiga usava um asterisco para bloquear
a senha do usuario, por exemplo...

usuario_nao_pagante:*AfXKuNawUKINA:12157:0:99999:7:::
usuario_legal:S5XRdQ/XykS1g:12157:0:99999:7:::
usuario_chato:*SSBG91.2OXJ/6:12157:0:99999:7:::

Notem que o usuario_chato e o usuario_nao_pagante estao com um * na senha
criptografada...

Agora depois de todo meu bla bla bla, alguem poderia me ajudar em uma
expressao regular que possa usar em  um script, ou pelo menos uma
expressao simples para o egrep ou sed para que possa fazer um script em
shell? Preciso montar uma lista bonitinha e colorida para o pessoal do
departamento comercial com todos os usuarios bloqueados (nada que um
output para HTML nao resolva).

Obrigado pela atencao, e desculpem se nao fui objetivo, resumindo
"Como posso pegar uma string de caracteres que possua * no meio?",
e qe gostaria de saber tambem se alguem conhece algum programa para
gerenciar usuarios em PERL, tipo um User Manager Perl Tabajara 2000,
estou comecando com Perl e *nix agora, quanto mais sugestoes e criticas eu
agradeco.

[]'s

Hamilton Vera