[Cascavel-pm] estratégia de desenvolvimento

Flavio S. Glock fglock em pucrs.br
Segunda Agosto 4 13:31:36 CDT 2003

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> 1 - o script "fonte" que eu for usar, ele deve
> retornar resultados, ou o código (funções, variáveis)
> são todas importadas para o CGI?

Embora as variáveis possam ser importadas, é sempre melhor
utilizar parâmetros, em vez de variáveis globais.

Variáveis globais começam a dar dor de cabeça quando o
programa fica muito grande.

> 2 - eu posso chamar o script com DO indicando um
> diretório diferente daonde está o CGI? Se eu não for
> rodar ele diretamente, não vejo porque guardar num
> local com possibilidades de ser exposto pelo
> webserver.

Sim, é melhor colocar os módulos em outro lugar.
No caso do "do", o nome do arquivo pode ter um
path completo.

> OOP em Perl é realmente interessante? O problema é que
> eu ainda não aprendi a usar OOP com Perl e tenho quase
> certeza que na versão 6 as coisas funcionarão de forma
> diferente... alguém confirma?

Sim, é interessante - mas você tem que se acostumar
com a técnica de programação, que é bem diferente de
utilizar simples subrotinas. Aí o lechamps está no
caminho certo: você tem que pensar na sua estrutura de
objetos e como isso se relaciona ao problema.

No seu caso, também pode ser resolvido com templates:
pode-se fazer um só programa, mas apresentá-lo utilizando
duas formas diferentes.
A técnica de templates serve para separar a "programação"
da "apresentação".
Dê uma olhada em "Template Toolkit" no CPAN - as pessoas
que usam este módulo recomendam muito bem.

- Flavio S. Glock