[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sat Dec 12 06:24:59 PST 2009

Blabos de Blebe wrote:
[...]
> Aí o cara vai procurar XXXXXX (ponha aqui a sua linguagem de
> mainstream favorita) que é mais receptiva.

Eu acredito que a Comunidade Perl é feita de gente que oferece soluções
quando todo mundo desistiu; que luta contra restrições de tempo,
dinheiro, e falta de recursos humanos; de gente que, sem se importar com
o que os outros dizem, ou se vão ou não vão conseguir emprego na
corporação X, Y, ou Z, usam a linguagem para resolver problemas como
profissionais, e deixam para trás um rastro de exclamações de admiração
dos superiores e inveja velada dos concorrentes.

Eu também acredito que uma comunidade (qualquer que seja) é um fenômeno
cultural. A gente ensina a Cultura da Comunidade Perl para as pessoas
que se juntam à lista, que participam da comunidade.

Finalmente, eu acredito que todo e qualquer processo de ensino é um
processo de auto-seleção: ninguém aprende o que não quer; alguém pode
até lembrar o bastante por uns tempos, talvez o suficiente para passar
de ano, mas aprender, de verdade, só aprende quem quer.

Como consequência natural: a Cultura da Comunidade Perl e a forma como
agente ensina esta Cultura para os novatos ajuda a selecionar os
profissionais com melhor capacidade e recursos para fazer parte de uma
comunidade sem par, onde a contribuição espontânea, o trabalho em
equipe, o alto profissionalismo e o foco em prover soluções são
obrigatórios. Se a gente tem de "perder" gente que não se encaixa neste
perfil, ser impopular no "mainstream" e ficar de fora do roll de
linguagens de programação mais usadas nas corporações, eu acho que isso
é um preço justo e que a gente tem de continuar pagando por isso.

[...]
> Eu estava conversando com o Fernando mais cedo à respeito e se por um
>  lado temos algumas vagas mas não temos profissionais disponíveis,
> por outros não temos tantas vagas que motivem iniciantes a se
> tornarem profissionais nessa área.

Outra vez o mesmo problema: não é a vaga de trabalho que faz o
profissional, e não quero ver gente aprendendo Perl por que isso dá
lucro. Eu não trablaho (oficialmente) com Perl, e acho que a maior parte
do pessoal desta lista também não. A gente usa Perl como ferramenta no
dia-a-dia, mas este é apenas um efeito colateral muito desejável.

> Fazer um estudante com potencial querer aprender é moleza. O difícil
> é ter que dizer: "Olha, cara, aprenda isso aqui porque é legal e lá
> na Europa e nos USA, tem um mercadão".

Esquece o mercado europeu ou estadounidense: eles não existem, são tão
bons quanto o mercado brasileiro. O que a gente vê de longe é a mesma
coisa que eles vêem na gente: montes de profissionais muito bons falando
em listas de discussão e se ajudando mutuamente a conseguir trabalhos
(networking é a minha principal fonte de ofertas de emprego há 5 anos,
por exemplo).

> O que precisamos na minha opinião é parar de sentar à sombra
> brincando de Hacker e além de brincar de hacker, pensar um pouco mais
>  corporativamente, ao invés de rechaçar essa idéia.

Não! Rechaçar esta idéia é desistir do ideal de ser uma comunidade de
profissionais altamente capacitados. A gente tem de abraçar esta idéia
ainda mais, até o ponto de tornar a participação e o reconhecimento da
Comunidade Perl numa distinção, no mesmo espírito das guildas
profissionais: todo mundo pode se tornar um aprendiz, mas apenas uns
poucos vão passar pelo crivo da avaliação pelos seus pares e se tornar
um mestre.

> Senão, no próximo YAPC no rio, enquanto a "comunidade" brinca de
> hacker denovo, o Nuba, o Breno e/ou outro benevolente se lasca
> denovo. E no final todo mundo fica se perguntando "por quê?".
>
> Depois de (conjuntamente e de livre e espontânea vontade) patrocinar
> o YAPC, ***ver*** o Nuba e o Breno virarem madrugadas organizando o
> evento e ouvir um "cada um por si" e "Eu não tenho nada com isso" é
> foda.

Uia. Queria ver a sua procuração para representar o Breno ou o Nuba. Se
eles "se matam" e não estão reclamando, e voltam no ano seguinte, alguma
coisa me diz que ou eles gostam muito de levar no ** ou que eles
gostaram da experiência e acharam que os resultados obtidos valem o
sacrifício. Não acho que eles precisem de ninguém dizendo "ah,
coitadinhos, se matando pela comunidade". A comunidade vê estas coisas e
recompensa (com networking, com bom-nome, com status profissional, por
exemplo).

Bom, eu já falei demais, e vou ficar por aqui. A gente se vê por aí, se
você não decidir que já teve ingratidão demais e se auto-selecionar para
fora da lista. ;) Eu não acho que isso vai acontecer -- você é paciente,
turrão e lutador como todo bom programador Perl.

Putamplexos.