[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Fri Dec 11 10:38:56 PST 2009

Nuba,

2009/12/11 Nuba Princigalli <nuba em fastmail.fm>

> Alexei,
>
> Não sei o que ele quis dizer, o que eu li foi o que ele quis escrever..
> O que eu posso fazer? "Say what you mean, mean what you say!"

Também sou um defensor do discurso claro e objetivo, mas discordo da posição
que afirma que a responsabilidade da comunicação é APENAS do emissor. O
receptor, por definição, INTERPRETA a mensagem, de acordo com suas próprias
regras. Nada na vida é 100%: nem de um lado, nem do outro.

> Quando você articula o seu discurso em cima disso, a vaca já foi pro
> brejo. Você já qualificou o interlocutor como incapaz, e aí é nesse tom
> que a conversa anda. Se você tem um interlocutor adulto, trate-o como
> adulto, é esse o tipo de diálogo saudável que a gente quer.

Na minha humilde opinião, a despeito do constante aumento da população
mundial, a quantidade de adultos tem permanecido bem estável. Claro, eu sou
conhecido por ter algumas opiniões meio radicais e uma visão pessimista
sobre as novas gerações, e eu posso estar enganado. Podemos ter essa outra
discussão em off, se você quiser.

Dada a minha opinião acima, o corolário é que a vaca já está no brejo. O que
dá pra fazer agora é tentar salvar um ou outro bezerro desgarrado, mas dadas
as condições do ensino (primário, secundário e terciário) neste país nas
últimas décadas, eu reafirmo a minha opinião do e-mail anterior de que a
molecada nova não tem a menor idéia do que fazer na vida. A maior parte
deles está preocupada com o que escrever/ler no orkut e/ou com quantos
pontos tem no jogo online ____________ (fill the blank). Eu acho que sim,
eles precisam de direcionamento. Não, eles não precisam de paternalismo (eu
já disse isso antes!!).

> Isso aqui explica um pouco isso:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Transactional_analysis
>
> Dentro do Ego-State model, você está pensando em termos de Parent-Child,
> não Adult-Adult. Se o interlocutor realmente não sabe formular o que
> quer, você deve ajudá- lo a começar a pensar, não oferecer o que você
> acha melhor para ele. É meio ensinar a pescar vs. dar o peixe.

A despeito desses desencontros comunicativos e de uma ou outra diferença de
opinião, em termos práticos sobre o que fazer e pra onde ir, você disse, com
as suas palavras, mais ou menos, a mesma coisa que eu disse. E o Blabos
também - ele nunca disse para dar o peixe, ele está dizendo para trocar a
placa de "quer pescar? se vira!" por "ensina-se a pescar".

> Não sei onde você viu na minha mensagem "postura impassível e distante".
> Eu disse ecossistema saudável e relações saudáveis da comunidade com a
> academia e com o mercado!

Eu não estava falando de *você*, mas da comunidade como um todo.

> De forma prática, isso implica em trabalharmos para que a sociedade
> tenha oportunidades de exposição ao Perl que contribuam para a formação
> de um ponto de vista crítico, esclarecido e realista do Perl, na
> academia, no mercado, como cultura, como linguagem, etc. Um exemplo de
> trabalho nesse sentido é a forma como estamos organizando agora os
> nossos YAPCs. Outro exemplo é o esforço para a geração de documentação
> em português. E por aí vai.

Exactly.

> A gente ainda não teve oportunidade de encontrar e conversar, Alexei,
> senão você saberia que impassível e distante não têm nada a ver com a
> minha forma de pensar nem agir.

again: Eu não estava falando de *você*, mas da comunidade como um todo.

[]s,
--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]