[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Fri Dec 11 07:56:01 PST 2009

Nuba,

no hard feelings aqui também, mas

(interpretações messiânicas)--

Não se trata de empurrar nada goela abaixo de ninguém, nem de tentar
controlar a carreira de ninguém. O que eu (creio que) o Blabos quis dizer, e
com o que eu concordo plenamente é: um dos fatores importantes utilizados
pela molecada para escolher o direcionamento da carreira deles é percepção,
por parte deles, da existência de pessoas mais experientes e dispostas a
ajudá-los, ou seja, de mestres, ou professores, ou gurus, ou como preferir
chamar.

E isso, até onde vai a minha parca percepção, não acontece com Perl. Com
Java? Todo mundo sabe que tem um monte de gente disponível por aí para
ajudar. Se neguinho não souber o que fazer, vai ter pra quem perguntar.
Claro, existe uma linha tênue entre isso que estou dizendo e um
comportamento paternalista, e eu não defendo cruzar essa linha. Mas essa
postura de cada um que se vire não funciona muito bem com a molecada nova
que não tem a menor idéia do que fazer na vida. Eles precisam de
direcionamento - não para perl, ou Java, ou linguagem X, Y ou Z - ele
precisam de direcionamento para aprender a olhar para todas essas opções e
saber avaliar friamente todas elas, e escolher de acordo com seus próprios
objetivos pessoais. Alguns não têm ainda esses objetivos bem formados, esses
precisam de mais ajuda, que foge ao escopo da lista de perl, mas entenda que
essa postura impassível e distante não vai atrair muita gente.

Sim, você disse algo parecido, mas acho que não entendeu o ponto do
Blaubous.

[]s,
Alexei

2009/12/11 Nuba Princigalli <nuba em fastmail.fm>

> Epa,

> (comportamento messianico)--
>
> A nossa parte é trabalhar para que a comunidade brasileira de Perl seja
> parte de um ecossistema saudável, junto com a academia e o mercado. E
> facilitar para que, dado um problema, as pessoas possam considerar o uso
> do Perl em seu toolkit para resolvê-lo, de forma esclarecida. E é isso,
> a nossa responsabilidade acaba aí, não temos que presumir que ninguém
> seja incapaz de decidir por si, defendendo seus interesses.
>
> Uma pessoa que decide aprender uma linguagem em função da quantidade de
> [...]

Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]
"Though we live in trying times, we're the ones who have to try"