[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Fri Dec 11 08:46:55 PST 2009

Alexei,

Não sei o que ele quis dizer, o que eu li foi o que ele quis escrever..
O que eu posso fazer? "Say what you mean, mean what you say!"

On Fri, 11 Dec 2009 13:56 -0200, "Alexei Znamensky" wrote:
> Mas essa postura de cada um que se vire não funciona muito bem com a
> molecada nova que não tem a menor idéia do que fazer na vida. Eles
> precisam de direcionamento -

Quando você articula o seu discurso em cima disso, a vaca já foi pro
brejo. Você já qualificou o interlocutor como incapaz, e aí é nesse tom
que a conversa anda. Se você tem um interlocutor adulto, trate-o como
adulto, é esse o tipo de diálogo saudável que a gente quer.

Isso aqui explica um pouco isso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Transactional_analysis

Dentro do Ego-State model, você está pensando em termos de Parent-Child,
não Adult-Adult. Se o interlocutor realmente não sabe formular o que
quer, você deve ajudá- lo a começar a pensar, não oferecer o que você
acha melhor para ele. É meio ensinar a pescar vs. dar o peixe.

> Alguns não têm ainda esses objetivos bem formados, esses precisam de
> mais ajuda, que foge ao escopo da lista de perl, mas entenda que essa
> postura impassível e distante não vai atrair muita gente.

Não sei onde você viu na minha mensagem "postura impassível e distante".
Eu disse ecossistema saudável e relações saudáveis da comunidade com a
academia e com o mercado!

De forma prática, isso implica em trabalharmos para que a sociedade
tenha oportunidades de exposição ao Perl que contribuam para a formação
de um ponto de vista crítico, esclarecido e realista do Perl, na
academia, no mercado, como cultura, como linguagem, etc. Um exemplo de
trabalho nesse sentido é a forma como estamos organizando agora os
nossos YAPCs. Outro exemplo é o esforço para a geração de documentação
em português. E por aí vai.

A gente ainda não teve oportunidade de encontrar e conversar, Alexei,
senão você saberia que impassível e distante não têm nada a ver com a
minha forma de pensar nem agir.

Abraço,

Nuba
--