[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Fri Dec 11 07:40:49 PST 2009

2009/12/11 Nelson Ferraz <nferraz at gmail.com>:
> Não faz sentido comparar o market share de Perl com C, C++, ou Java.
> Podemos compará-lo com Python e Ruby, e as oportunidades para Perl
> ainda são muito maiores do que para essas duas linguagens.

Bom, sou um estrangeiro me metendo no assunto mas eu discordo.

Pelo menos aqui em BH, tem mais vagas pra Python do que pra Perl.
E aí em SP, arriscaria até chutar que Ruby também possui mais vagas,
mas como o mercado de BH é mais conservador, Ruby está atrasado por
aqui, mas eventualmente deve emplacar também.

Na verdade, eu já procurei bastante e até hoje consegui achar uma
única empresa por aqui que utilize somente Perl como linguagem. Já
trabalhei pra eles no passado e hoje em dia tenho usado o escritório
deles "emprestado" pra trabalhar pra fora.

Eu já olhei bastante anúncio, conversei com muitas e muitas pessoas do
mercado, simplesmente não se acha por aqui uma empresa "só de Perl".
Eu conheço várias "só de Python".

Eu, particularmente, acredito que o problema é social e irreversível.
O que podemos fazer é, com nosso esforço, garantir que a linguagem não
morra de vez e ganhe alguma pequena fatia do mercado, mais importante,
consiga alguns *novos* adeptos, fora da "elite ariana do Perl". Mas a
minha expectativa é que, em termos de popularidade, ela fique atrás de
Python e Ruby.

Acho que não dá pra se iludir falando "ah, mas a IBM tem 4234242
desenvolvedores Perl em Hortolândia". E daí? Se quando vão fazer
propaganda falam de Java? Você já viu a IBM fazendo propaganda pra
Perl? Patrocinando algum módulo pra CPAN? Então, por mim, podem se
explodir. São leechers da cultura em todo o sentido.

-Nilson Santos F. Jr.