[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Fri Dec 11 04:26:13 PST 2009

2009/12/11 Blabos de Blebe <blabos em gmail.com>:
> Olá a todos,
>
> A discussão começou falando de vantagens, mas, se temos:
>
> a) uma linguagem flexível e poderosa
> b) um repositório fantástico
> c) uma comunidade fora de série
> d) grandes casos de uso
>
> Por que, que eu, desenvolvedor entusiasmado que acabou de entrar na
> lista, sou ridicularizado toda vez que falo de Perl?

As pessoas são naturalmente covardes (ou instindo de auto-proteção, se
você preferir). Erros feitos por programadores do passado (codigo
legado, copy and paste, CGIs) são atribuidos a linguagem, no nosso
caso: Perl. Isso contribui para uma "justificativa moral" do que
porque Perl é uma linguagem ruim, teoricamente write-only, e etc.
Agora não importa que o programador era um estúpido, importa que Perl
não impediu isso (ponto).

Outro fator é o efeito de "coletividade". Se muitas pessoas pularem
pela janela, as outras pulam também (sem sombra de dúvidas).

Eu vejo este cenário todos os dias e pouco-a-pouco estou mostrando um
exemplo diferente para as pessoas. Acredito que estou tendo sucesso
(de alguma forma), de meses para cá muitos se interessaram em
aprender, ou me procuram de livre e expontânea vontade para saber mais
sobre o assunto.

O melhor que nós temos a fazer, é dar o exemplo.

Porem, temos esta situação ruim mais acentuada aqui na América Latina,
ao contrário acontece na Europa e EUA. Lá a linguagem é valorizada e
largamente utilizada, e o mercado é mais maduro do que o nosso, não há
como comparar.

> Por que, que uma empresa escolhe ruby, sem saber o que é, mas não escolhe Perl?
> Por que, que eu não recebo na minha caixa postal, mais de 30 ofertas
> diárias de vagas, como acontece com .NET?

Bom, neste caso eu acredito em dois motivos principais:

1) Marketing: Ruby ganhou muitos adeptos nos últimos anos, e é muito
eficiente para resolver alguns problemas, Web entre eles, não é
marketing vazio simplesmente. Porem, este é um grande "case" para nós,
pois ela já tem mais de 15 anos de história e por quase todo o tempo
ficou nas sombras;

2) Mundo corporativo (sic!): a maioria das empresas não está se
importando com a tecnologia em si, nem tão pouco tentando inovar. Para
estes, ter uma outra empresa grande, renomada, cuidado da
linguagem/tecnologia é mais importante do que se esta é a melhor
escolha, ou não. Afinal, eles não vão colocar a mão em código
(claro!), e se existem centenas de pessoas para aquela vaga, acaba
sendo mais barato/fácil contratar um programador de mainstream.

Como exemplo contrário, eu cito as "startups", empresas pequenas que
estão focando sempre na melhor solução tecnologica, para economizar
tempo e dinheiro.  Estas sim, estão invando muito e escolheriam o Perl
em mais situações se nós fossemos mais fortes no fator 1. Estas
empresas tendem a crescer, as IBMs do amanhã.

> Se Perl é tão boa assim (e é tão óbvio isso, todo mundo sabe disso)
> por que Perl não emplaca no "Baixo Mercado"?

Perl já emplacou! Perl está em tudo o que nós usamos no dia-a-dia. Não
existem muitas vagas focadas em Perl, isso é verdade, mas todas as
empresas tem algo que é feito nesta linguagem, ou depende dele.

> Eu tenho a minha resposta. Gostaria de ouvir a de vcs
>
> Abraços

No entanto, hoje eu não me sinto mais tão incomodado com este
cenário.Eu estou vendo tantas linguagens do passado voltando a ativa
com toda a força, para resolver problemas que realmente elas são boas
para. Observe
os casos:

 * Paradigma funcional: há poucos anos atrás, ninguém mais escutava
falar sobre ele, para as empresas ele havia morrido há tempos e já
estava enterrado. Hoje, voltou a ser mainstream, e é a grande
esperança de escalabilidade para os produtos na internet. Fenix;

 * SQL: tentando escalar aplicações chega-se a conclusão que banco de
dados relacionais são um grande "encosto" (e é verdade!). Hoje nós
temos o movimento "NoSQL" focando em usarmos ferramentas
não-relacionais para substituir onde o SQL é inútil, e trazer este
relacionamento (se necessário) para a aplicação;

Afinal, não existe bala-de-prata.

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>