[SP-pm] Vantagens!

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Fri Dec 11 02:48:32 PST 2009

Caros,

On Fri, 11 Dec 2009, Luis Motta Campos wrote:
> Andre Carneiro wrote:
> [CPAN e "nunca vi nada igual em outras linguagens"]
>
> Bom, o fato é que não há nada parecido com o CPAN em outras linguagens
> de programação. Algumas até chegam perto (como o Ruby com o Gems), mas
> grande forte e com boas implementações para praticamente tudo o que você
> precisa, não tem.

Sim, existem coisas parecidas, mas apenas no sentido de que são, para as
suas
linguagens, "a coisa mais parecida com o CPAN" que você consegue
encontrar.

* Javascript tem o JSAN - http://www.openjsan.org/about.html
* Java tem o Maven - http://mvnrepository.com/
* PHP tem o PEAR - http://pear.php.net/
* Ruby tem o RubyGems - http://docs.rubygems.org/
* Python tem o easy_install - http://pypi.python.org/pypi
* Lisp tem o asdf-install - http://common-lisp.net/project/asdf-install/

Eu concordo com o que foi dito: não tem nada comparável com o CPAN
quanto ao
uso e adoção pela comunidade, qualidade (organizacao, documentacao,
testes,
bugtracking, mirrors, backpan, etc), diversidade e quantidade massiva de
módulos disponíveis.

A gente é muito mal^H^H^Hbem acostumado pelo CPAN, eu resmungo toda vez
que eu
tenho que resolver alguma dependencia e instalar bibliotecas de outras
linguagens.

Abraço,

Nuba
--