[SP-pm] De delphi para Perl

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Thu Jul 9 08:43:15 PDT 2009

Hum, oportunidades de negócio $$$$. Entre em contato comigo em
privado. Tenho pelo menos mais de uma sugestão.

> e não tenho tido muito tempo para estudar mesmo..ser pequeno empresário é
> fd..viver do q se programa.. é pior ainda..

É eu sei bem o que acontece quando se acumula as duas funções. Sim,
isso foi uma piada de contexto.

> Meu sistema tem uns 15 anos.. (e ainda em desenvolv) imagina como é velho..e
> esta cheio de bagulheira que não uso mais..
> só na parte de gráficos, existem três tipos de gráficos
> abandonados(Exel/Word/Teechart)..rsrs.. cada um com todos os modelos
> possíveis..
> hoje faço os gráficos com o MSGRAF.. pq os clientes assim preferem.. na Web
> vou colocar gráficos em Flash.. mas o povo vai reclamar...

Cara, existe um zilhão de coisa, mais simples, mais eficientes, mais
eficientes, mais baratas e com maior valor agregado. É tudo uma
questão de quere/poder mudar. Querer, no sentido que você precisa
evoluir suas técnicas para ser mais simples seguir em frente. Poder,
no sentido que a mudança tem que ser obviamente compatível com o que
seus clientes esperam. Primeiro vc precisa estar convencido de que
precisa mudar, e fazer isso. Depois, convencer/mudar opinião de
clientes sobre uma coisa da qual você está seguro, é menos penoso.
Gradualmente, é claro.

> Fui obrigado a desenvolver o meu sistema em função das minhas necessidades,
> hoje eu levo para treinar um novo programador 2 a 3 meses (sobre como
> programar o sistema),
> se fosse ensinar a lidar com SQL.. eu estava fd..

Não leve essa pelo lado pessoal, mas, hoje em dia, pelo menos desde
2001, que eu me lembre, SQL é matéria de qualquer curso decente de
computação. Eu vi pela primeira vez no curso técnico. Além do mais,
SQL é requisito para 99% dos projetos que eu conheço. Ou seja, na
minha opinião, se o cara não tem uma leve noção de SQL, não pode nem
sequer ser chamado de programador.

2 a 3 meses? Isso foi o que eu precisei para abrender o básico de SQL.
É claro, não sou dba e nem sei todos os comandos e toda a sintaxe de
cabeça, mas depois de saber o básico, nada que um google e umas boas
cervejas, não resolvam.

Eu poderia listar algumas razões para não se usar um SGBD em alguns
projetos, mas treinar programador, não é algo que entre na minha
cabeça. Soa mais como "tá funcionando assim, não mexe".

Pra mim, uma linguagem de programação + SQL + algumas coisinhas =
básico de programação.

> - normalmente meus relatórios são tabelas  com + ou - 1000 linhas cruzado
> por 50 colunas (pode chegar até 250 colunas, limite por causa da excel..)

Nesse caso, você tem razoável controle do tamanho, mas tem formas
melhores e formas piores (to na dúvida por esse último :) )

> Estou com muita coisa para desenvolver:
> - sistema de pesquisa via Web: CATI/CAPI.. entrevistas de auto-preenchimento
> via web.
> - sistema de processamento via Web..
> (digitação,consistência,imp/exp,programação,processamento)
> - sistema de apresentação/relatórios via Web..

Você precisa urgentemente conhecer esse cara aqui:
http://www.catalystframework.org

> Quero arranjar pessoas que possam me ajudar nestas tarefas.. são muitas..
> o esquema a gente tem que sentar e acertar.. ou um free... ou por pacote..
> se alguém se interessar, é só entrar em contato.

Já encontrou um. Entre em contato em privado. Vamos conversar

Abraços