[SP-pm] De delphi para Perl

claudio at dpreferencial.com.br claudio at dpreferencial.com.br
Thu Jul 9 08:10:15 PDT 2009

Luis, Bom dia!

É eu sei que vc tem toda razão...eu sou da veia guarda..
e não tenho tido muito tempo para estudar mesmo..ser pequeno empresário é
fd..viver do q se programa.. é pior ainda..

Meu sistema tem uns 15 anos.. (e ainda em desenvolv) imagina como é velho..e
esta cheio de bagulheira que não uso mais..
só na parte de gráficos, existem três tipos de gráficos
abandonados(Exel/Word/Teechart)..rsrs.. cada um com todos os modelos
possíveis..
hoje faço os gráficos com o MSGRAF.. pq os clientes assim preferem.. na Web
vou colocar gráficos em Flash.. mas o povo vai reclamar...

Meus reltórios são em excel (nd gerado pela excel), só uso a excel para
enviar os resultados e juntamente uma série de macros para facilitar o
desenvolvimento da apresentação.

Estamos num ano atipico..mas no ano passado fiz uma média de 15 projetos ao
mês..
cada um leva 3 a 5 dias para ser feio.. isso pq uso o meu sistema.. se fosee
no spss seria 10 dias com 2 ou 3 vezes o número de pessoas envolvidas.

A verdade é uma só, reconheço que sou meia-boca.. mas a verdade é que o que
existe no mercado é pior ainda...haha
A única vantagem é que eu sei (mais ou menos) ler e escrever de forma a máq
faz o que eu quero..rsrs..(na maioria das vezes..rsrs)... meu diferencial
são as minhas análises..eee.
______________________
Meu sistema X Sql

Fui obrigado a desenvolver o meu sistema em função das minhas necessidades,
hoje eu levo para treinar um novo programador 2 a 3 meses (sobre como
programar o sistema),
se fosse ensinar a lidar com SQL.. eu estava fd..

Minhas bases não são normalizadas:
- existem muitos campos que dependem do conteúdo de outros para saber a que
se refere aquela informação.
   obs: isso eu resolvo com operações lógicas bem simples tipo:    F1 and
(A1:A10)
   na programação normal seria  algo assim:   if ((campo_F==1)and(campo_A
in[1..10])) Then....eeee.

- nos sistemas normais quando temos campos multivalorados ou fazemos outra
tabela dependente ou temos que criar novos campos, pensando num limite
máximo de respostas juntas.
  obs: meus campos só tem conteúdo numérico, por isso gravo e leio bits..dai
transformo para as respostas, na hora de visualizar coloco tudo no mesmo
campo com um separador de respostas /
  com isso trabalho com um nº muito menor de campos dentro da base..

- normalmente meus relatórios são tabelas  com + ou - 1000 linhas cruzado
por 50 colunas (pode chegar até 250 colunas, limite por causa da excel..)

______________________

Estou com muita coisa para desenvolver:
- sistema de pesquisa via Web: CATI/CAPI.. entrevistas de auto-preenchimento
via web.
- sistema de processamento via Web..
(digitação,consistência,imp/exp,programação,processamento)
- sistema de apresentação/relatórios via Web..

Quero arranjar pessoas que possam me ajudar nestas tarefas.. são muitas..
o esquema a gente tem que sentar e acertar.. ou um free... ou por pacote..
se alguém se interessar, é só entrar em contato.

Obrigado pelas dicas.

Abs
Claudio H.Binaghi
claudio at dpreferencial.com.br