[SP-pm] Relatórios web

Geovanny Junio - Eutsiv geovanny at eutsiv.com.br
Fri May 15 09:43:08 PDT 2009

Olá companheiros.

Não sei se já contei, mas, vou resumir:
Tenho 24 anos, sou de Contagem - MG - Brasil, cansado de ser funcionário,
decidi
começar meu próprio negócio, tenho alguns clientes, e presto serviços de
suporte em redes
(basicamente servidores linux) e desenvolvimento web, sempre usando php, e
perl somente
como backend.

Minha meta é de no máximo em 3 meses, abandonar de vez php e ficar só com
perl.
Mas antes da mudança, estou estudando catalyst e moose, enfim, antes
de mudar estou estudando pontos chaves, e uma coisa que me preocupa (isso
não está amarrado a perl)
são os relatórios em aplicações web-based, no modo mais simples (html + css
+ javascript, etc.)
é difícil ter facilidades de aplicações desktop como totalizadores por
página, cabeçalhos por página, etc...
Uma possível solução que pensei seria de gerar relatórios em pdf.

Alguém já usou isso? Sei usar os módulos para gerar PDF, minha dúvida
é com relação a desempenho para gerar relatórios muito grandes.
É esta uma boa solução? Vocês conhecem outras soluções?
Ou é melhor ficar nos relatórios de html + css?

Grato,

--
Geovanny Junio
Analista de Tecnologia