[SP-pm] Relatórios web

breno breno at rio.pm.org
Fri May 15 10:35:08 PDT 2009

2009/5/15 Geovanny Junio - Eutsiv <geovanny em eutsiv.com.br>:
(...)
> Mas antes da mudança, estou estudando catalyst e moose, enfim, antes
> de mudar estou estudando pontos chaves, e uma coisa que me preocupa (isso
> não está amarrado a perl)
> são os relatórios em aplicações web-based, no modo mais simples (html + css
> + javascript, etc.)
> é difícil ter facilidades de aplicações desktop como totalizadores por
> página, cabeçalhos por página, etc...
> Uma possível solução que pensei seria de gerar relatórios em pdf.
>
> Alguém já usou isso? Sei usar os módulos para gerar PDF, minha dúvida
> [...]

Oi Geovanny,

acho que depende muito do que você quer. Pode elaborar um pouco em
cima do "é difícil ter facilidades de aplicações desktop como
totalizadores por página, cabeçalhos por página, etc..." ?

Talvez a melhor solução para o seu problema seja um sistema de
templates como o TemplateToolkit [1][2]. Talvez eu só não tenha
entendido corretamente o problema :-)

Sobre desempenho para gerar relatórios em PDF, acho que o maior
gargalo estaria na coleta dos dados, não na geração dos PDFs em si (ou
vc espera muitos relatórios sendo gerados ao mesmo tempo?). De
qualquer forma, me parece um pouco o caso de otimização prematura...

[]s

-b

1. http://template-toolkit.org/
2. http://search.cpan.org/perldoc?Template