[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 50, Issue 33

breno breno at rio.pm.org
Wed Nov 19 06:20:07 PST 2008

Agora, sobre scripting de jogos, Perl é uma linguagem completa, não é
tão simples/rápida/plugável quanto Lua, que hoje é a maior escolha dos
desenvolvedores para scripting em seus jogos, mas é muito mais
poderoso e tem várias outras vantagens, não sendo uma linguagem ruim
para scripting de jogos, pelo contrário!

Em tempo: há uma comparação levemente tendenciosa (especialmente nos
pontos em que Perl parece melhor) mas minimamente correta entre Lua e
Perl aqui:
http://lua-users.org/wiki/LuaVersusPerl

Sobre scripting de jogos específicos, o projeto OpenKore
(www.openkore.com) é um bot avançado para Ragnarok Online, e parte
dele é escrito em Perl.

O WoW também tem vários addons com "Perl" no nome
(http://wow.curse.com/downloads/wow-addons/tags/perl/default.aspx) mas
dei uma olhada e são todos em Lua, o que não faz muito sentido pra mim
(vai ver "perl" é um personagem do jogo =P)

O desenvolvimento de jogos online via Web ("jogos de browser", como
Travian e Tribal Wars) pode ser feito facilmente e rapidamente em Perl
(esses por acaso são em PHP, se não me engano) e XHTML+CSS+Javascript
(de preferência com Ajax), não só pelo poder da linguagem como por sua
integração com bancos de dados mais parrudos como PostgreSQL.
Infelizmente não tenho o hábito de usar o computador para jogos, então
não me ocorre nenhum exemplo em Perl agora...

[]s

-b