[SP-pm] SaoPaulo-pm Digest, Vol 50, Issue 33

breno breno at rio.pm.org
Wed Nov 19 06:11:13 PST 2008

2008/11/19 André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br>:

> Eu fucei nisso uma vez e achei várias bibliotecas interessantes para mexer com OpenGL(base para muitos jogos
> hoje), mas não cheguei a testar.
>
> Alguém brincou com isso?

Eu cheguei a testar sim. Fiz até um pequeno (simples e tosco) módulo
para manipular (e renderizar) imagens em formato PLG (polygon, usado
na cadeira de computação gráfica da UFRJ) chamado OpenGL::PLG.

http://search.cpan.org/perldoc?OpenGL::PLG

O Perl OpenGL (POGL) possui praticamente a mesma API do padrão OpenGL
em si, então os interessados devem procurar por documentação do OpenGL
antes de brincar com o wrapper em Perl. O mais interessante é que o
módulo é tão rápido que seu desempenho é comparável a implementação em
C puro.

O site do projeto Perl OpenGL é bastante completo e tem exemplos e
documentação:

     http://graphcomp.com/opengl

e a lista de funções da API está no CPAN:

    http://search.cpan.org/perldoc?OpenGL

Ah, lembrem-se de ter cc/gcc e opengl header/libs, pois o módulo é,
obviamente, todo em XS.

Há um outro módulo, OpenGL::Simple, que tenta "Perlificar" a API do
Perl OpenGL. Mas não sei até que ponto vale a pena usar.

Os interessados em jogos podem brincar também com a implementação do
SDL em Perl, mas infelizmente ela não é atualizada desde 2005...

Tenho dois projetos na gaveta pra qdo tiver mais tempo, um é o porte
da OpenAL e o outro é uma engine para jogos em Perl. Infelizmente,
como o tempo é escasso, só devo ter algo pronto pra lá de ano que vêm.
Se alguma boa alma quiser portar o OpenAL pra Perl nesse interim seria
ótimo =P

[]s

-b