[SP-pm] a minha duvida passo a passo

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Nov 6 04:13:32 PST 2008

Nelson Ferraz wrote:

> Algum dia o seu codigo se tornara' legado -- e o proximo programador
> vai ficar muito mais feliz se nao tiver que garimpar as chamadas de
> SQL no meio de dezenas de modulos. :-)

Lamento, mas meu código nunca tem mais de um lugar para procurar pelo
SQL, de qualquer forma. ;) Eu considero isso má prática, também.

> Mesmo que voce tenha um unico modulo, com dezenas de queries
> embutidas, acho que e' uma boa pratica encapsula'-las.

Mas eu já tenho isso: sempre que eu começo a escrever um programa, tenho
um módulo representando a base de dados, coloco todo o SQL nele, e
normalmente ofereço métodos de acesso para os campos necessários na base
de dados. Assim, você chama "Database->read_user( $user )" e esta coisa
se encarrega de recuperar as informações de usuário.

Por que eu preciso ter o meu SQL escondido dentro de ainda mais um
módulo? Apenas para "parecer" bonitinho?

> E' mais ou menos como usar templates, ao inves de HTML embutido no
> codigo.

Eu discordo: templates e SQL são diferentes. A gente não constrói (ou
não deveria construir) SQL dinamicamente. Templates são "formas" que
você enche com informação. SQL é apenas uma "constante" que você aponta
para o banco de dados para obter mais informação.

Tem aí mais dois dos meus centavos de sempre ;)
Putamplexos!