[SP-pm] a minha duvida passo a passo

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Nov 6 02:37:07 PST 2008

Gostei da dica. :-)

> E o overhead de carregar a query assim? Paga o esforço extra? Até onde eu
> sei, as minhas queries não mudam tanto assim, e, como eu sou o DBA do RIPE
> NCC, não ligo para mexer nelas dentro do Perl... ;)
>
> Por outro lado, eu o faria por razões didáticas.
>
> Também posso pensar em fazê-lo para poder re-usar as queries entre módulos
> ou sistemas.
>
> Alguém saberia me dizer mais um bom motivo para adotar o SQL::Library?

Algum dia o seu codigo se tornara' legado -- e o proximo programador
vai ficar muito mais feliz se nao tiver que garimpar as chamadas de
SQL no meio de dezenas de modulos. :-)

Mesmo que voce tenha um unico modulo, com dezenas de queries
embutidas, acho que e' uma boa pratica encapsula'-las. (Assim como
costumos encapsular trechos de codigo em subrotinas, e subrotinas em
pacotes.)

E' mais ou menos como usar templates, ao inves de HTML embutido no codigo.

Parece-me uma boa ideia.