[SP-pm] a minha duvida passo a passo

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Nov 6 04:24:35 PST 2008

> Mas eu já tenho isso: sempre que eu começo a escrever um programa, tenho
> um módulo representando a base de dados, coloco todo o SQL nele, e
> normalmente ofereço métodos de acesso para os campos necessários na base
> de dados. Assim, você chama "Database->read_user( $user )" e esta coisa
> se encarrega de recuperar as informações de usuário.
>
> Por que eu preciso ter o meu SQL escondido dentro de ainda mais um
> módulo? Apenas para "parecer" bonitinho?

Nesse caso, nao precisa.

Acho que o SQL::Library apenas automatiza esta tarefa.

> Eu discordo: templates e SQL são diferentes. A gente não constrói (ou
> não deveria construir) SQL dinamicamente. Templates são "formas" que
> você enche com informação. SQL é apenas uma "constante" que você aponta
> para o banco de dados para obter mais informação.

Concordo tambem, com excecao dos placeholders de SQL, que funcionam
como uma forma de interpolacao.

Mas, de fato, da maneira como voce faz, o ganho seria pequeno. O
SQL::Library parece mais util para aqueles codigos cheios de SQL
embutido.

[]s

Nelson