[SP-pm] [OT] Evento FISL - LONGO

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Segunda Abril 21 18:08:51 PDT 2008

2008/4/21 Vitor Serra Mori <vsmori em uol.com.br>:
> A raiz do problema : uma linguagem de programação serve para um ser, vulgo
> programador, fazer algo. Esta é a essência.
>
> E talvez o crescimento do perl seja diretamente proporcional a sua
> capacidade de se encaixar nestes "algos".

Erm, não, o crescimento da linguagem está relacionado meramente com
fatores econômicos, a quantidade de vagas em perl é maior do que a
quantidade de pessoas com competência para assumi-las.

> Descrevo minha opinião em dois pontos :
>
> #1 - Espectro
> Perl dá uma abertura de se fazer o imaginável, e por esta razão ela é mais
> dificil ... porque exige criatividade.

Não é mais difícil, trabalhei com bioinformática por 3 anos e a
principal razão de Perl ser a linguagem mais aceita nesse meio é a
relação custo x benefício em termos de tempo dedicado ao aprendizado.
Um biólogo que não sabe o que é alocação de memória consegue
implementar algoritmos razoavelmente complexos depois de ler o
perlintro.

> [...]
> fazer um webmethod, que em 20 minutos você já o terá publicado e disponível
> para alguem testá-lo.
>
> No caso do perl, o caminho seria .... entrar no cpan, buscar módulos,
> escolher entre o melhor módulo, se não existir, criar um novo ... talvez
> entender um pouco mais de SOAP, XML-RPC.
> É ai onde entra o ponto exposto pela Camila .... o ideal seria que todos
> soubessem o que é o SOAP e XML-RPC ... mas a essência talvez seja a pessoa
> fazer o primeiro, para se motivar e entender mais do assunto. É uma visão

Conhecer as tecnologias relevantes faz parte da área de TI
independentemente da linguagem. Assim como ninguém numa lista de perl
tem obrigação de saber SOAP e XML-RPC, ninguém tem obrigação de
ensinar.

> No texto do solli perl se destaca por ... "parse de documentos, regex e
> outras coisas".
>
> O destaque do perl acaba sendo em universos que não estão crescendo .....
> regex, qualquer linguagem hoje já tem ... parse de documentos também.
>
> E nos que estão crescendo, não está emplacando como os outros ...... pois os
> outros estão sendo mais eficientes na experimentação ... nos
> "pré-requisitos" para iniciar .

Acho que você está enganado, ver post sobre "Perl Training" na Cascavel-PM

> Eu pessoalmente tenho uma frustação pessoal e financeira muito grande com
> perl. Fiz um framework enorme de aplicação cliente usando perl, e hoje,
> estou concluindo a migração para C#.
>
> Infelizmente acreditei que encontrar mão de obra perl seria possível....

Eu conheço pelo menos dois bons desenvolvedores perl que estão
disponíveis, não quero ser grosso, mas se você não encontrou, é porque
não procurou direito.

> pelo menos pessoas que tivessem interesse em aprender ... eu ensinaria com o
> maior entusiasmo .. mas infelizmente a sobrevivência do negócio é mais
> importante do que uma paixão por uma linguagem.

Quer dizer então que o fracasso do seu projeto é culpa da linguagem?
Eu acho que não, a linguagem escolhida é um mero detalhe de
implementação. Até projetos bem-geridos e planejados frequentemente
fracassam, por motivos que os engenheiros de software ainda não
conseguem explicar, independentemente da linguagem escolhida.

--
edenc.vox.com