Re: [SP-pm] Validação de usuários

Terça Junho 14 18:42:01 PDT 2005

--- Fabio A Mazzarino <fabio.mazzarino em gmail.com> escreveu:
>  Pessoal:
>
>  Estou desenvolvendo um programa que vai precisar validar usuários
> locais através da digitação de senha. Esses usuários vão estar
> armazenados na estrutura passwd/shadow do sistema operacional.
>
>  Minha dúvida é a seguinte, existe algum módulo que eu possa utilizar
> para validar estas senhas? Sei que eu posso usar os métodos de
> criptografia pra tentar bater a senha, mas minha preocupação é outra, eu
> preciso que estes usuários/senhas sejam validados não somente no linux,
> nem somente no unix, mas no windows tb.
>
>  Alguem sabe de algum pacote?

  Fabio, é importante chamar sua atenção para a variedade de métodos e locais utilizados pelos
diferentes S.O.'s para armazenar user/passwd. No linux e outros unices, é comum o /etc/passwd. Em
windows, eu nem saberia dizer a você onde guardar estas coisas. Mas tenho certeza de que o mr.
Solli sabe. :-) E acho que pode variar com a versão e configuração do sistema. E ainda não falei
de SaMBa, que tem diversos locais para armazenar as mesmas informações.

  Eu recomendo que você dê uma espiada nas funções internas pwent() e correlatas, e leia alguma
coisa sobre os módulos sob o namespace Authen::, em especial Authen::SimplePam, Authen::Radius,
Authen::Prot, Authen::DigestMD5, Authen::Smb e principalmente o Authen::Perl::NTLM (esquema de
autenticação da microsoft).

  Espero que isso ajude.
  Desculpe a demora em responder. Estou trabalhando em uma ilha digital agora.
  Putamplexos!

--
Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",