[SP-pm] Remote Procedure Call

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Quinta Junho 2 10:45:15 PDT 2005

 Ou qq outro tipo de RPC.

 A questão é a seguinte. Tenho uma aplicação (no momento certo vou jogar
na roda, tenho certeza que muitos vão gostar) que necessita recuperar
informações em outra máquina. Para tanto achei melhor usar algum tipo de
chamada remota de procedimento (RPC).

 Eu poderia muito bem inventar qq coisinha pra enviar os dados, mas tem
duas coisas que estou considerando bem.
 1. será preciso enviar usuário e senha através da rede, portanto
preciso de criptografia.
 2. eu queria alguma coisa pronta, prefiro estudar algo pronto que
reinventar a roda. Além disso fica mais fácil para outras pessoas darem
manutenção no futuro (o software é GPL).
 3. segurança pode se tornar crítico, uma vez que existe a possibilidade
de remotamente setar um programa a ser executado (putz, parece realmente
perigoso!)

 Eu até dei uma olhada no q o CORBA pode fazer por mim, mas já me
avisaram que talvez seja melhor usar RMI ou SOAP. Qual a opinião de vcs?

 Fabio A Mazzarino