[Rio-pm] [OFF] Re: Isaac Asimov

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Segunda Setembro 13 19:45:53 PDT 2010

2010/9/13 Nilson Santos Figueiredo Jr. <acid06 em gmail.com>:
> Mas as pessoas sempre têm escolhas. Conheço diversos casos de pessoas
> que vieram de famílias bem pobres e enquanto um irmão se dedicou aos
> estudos o outro foi para o mundo do crime.

Isso é uma enorme falácia e as pessoas infelizmente sempre caem nessa.
É igual dizer que todo camelô tem chance ser milionário só porque o
Sílvio Santos por acaso conseguiu chegar lá. Agora, levanta uma
estatística de onde foram parar as pessoas criadas em famílias bem
pobres vs. pessoas criadas em famílias privilegiadas. Digo "bem pobre"
do tipo pai e mãe banguelo e analfabeto que assinam o contra-cheque
com o polegar (quando tem) e cozinham no fogão a lenha, ou seja, cerca
de 30% da população do país (que era mais ou menos a estatística de
quando olhei pela última vez a uns 10 anos atrás). Quanto ao lance dos
irmãos, as pessoas sempre fazem escolhas baseadas em questões
circunstanciais, senão irmãos gêmeos fariam tudo igual. É bem natural
que o irmão mais novo que vê o irmão mais velho se dando mal no mundo
do crime vá tentar a alternativa oposta, assim como também é natural o
irmão mais novo que vê o irmão vais velho fazendo jornada dupla para
ganhar R$ 800,00 ao mês vá tentar a alternativa oposta. Ao meu ver,
adultos sem saneamento básico, alimentação e educação são iguais a
crianças, cuja legislação formalmente denomina de "incapaz" num
pretexto completamente arbitrário que é a idade de 18 anos. Quer dizer
que na meia-noite do aniversário de 18 anos, uma criança vira um
"capaz" como a carroça da Cinderella? Precisa mesmo ler muito George
Orwell pra acreditar nisso.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/