[Rio-pm] [OFF] Re: Isaac Asimov

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Segunda Setembro 13 15:37:59 PDT 2010

2010/9/13 Eden Cardim <edencardim at gmail.com>:
> Um governo que queira legitimar a falta de assistência social sob o
> pretexto de preservar a liberdade individual. Isso leva a pensamentos
> como "Não estuda porque não quer", "É ladrão porque quer" e coisas
> como os loopholes no regime trabalhista nacional que permite a
> legitimação de trabalho escravo em várias instâncias (vide
> http://www.pactonacional.com.br/). Eu acho que Orwell é um bom
> contra-peso pra combater o pensamento fascista, mas tem que tomar
> cuidado com o outro lado, que é esquecer completamente de que a vida
> [...]

Bom, tá muito off-topic e já tenho discutido demais no Twitter sobre
esse assuntos então não vou render muito (ah, tá, até parece hehe).

Mas as pessoas sempre têm escolhas. Conheço diversos casos de pessoas
que vieram de famílias bem pobres e enquanto um irmão se dedicou aos
estudos o outro foi para o mundo do crime. Ambos cresceram no mesmo
ambiente. É óbvio que situações difíceis amplificam as tendências
negativas das pessoas. Isso vale tanto para o adolescente favelado
quanto pro adolescente rico filho de pais ausentes.

A única diferença é que o pobre tem muito mais chance de ser punido
por sua delinqüência do que o rico. Mas a solução não é deixar de
punir o pobre - é punir o rico também.

"Accountability" é o que falta no Brasil, em todas as classes sociais.
Desde o marginal, até o político corrupto, passando pelo pai ausente e
funcionários públicos displicentes. Infelizmente, ninguém quer
descascar esse abacaxi.

-Nilson