[Recife-pm] Senso de Comunidade

Marco Aurélio (MACAÉ) marcoaureliomacae em gmail.com
Segunda Agosto 9 05:38:10 PDT 2010

Bom dia, Caros Amigos,

É claro que este é um momento que eu devo me desculpar, não quero de
nenhum modo justificar minha ausência de culpa, porém eu não pude
comparecer ao segundo encontro social por motivos de crise alérgica
aguda com erupção temporária da pele caracterizada pelo surgimento de
pequenas vesículas pruriginosas muito próximas umas das outras, sendo
gerada por uma penetração de tóxicos no organismo que ainda não
descobrimos o motivo.

Eu também sou cobrado, mas procuro não deixar o ambiente tenso, porque
isso não leva a nada, lembrando que somos todos hackers voluntários ,
isso pode ser exemplificado com a frase do Larry Wall nos código fonte
ou no Usenet: “Todos concordamos com a necessidade do compromisso. Nós
apenas não concordamos com quando é necessário se comprometer”.

Ser líder é exercer o processo de Liderança, transformando-o numa
equipe que gera resultados, é a habilidade de motivar e influenciar os
liderados de forma ética e positiva, para que contribuam
voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da
equipe e da organização.

Assim, o líder diferencia-se do chefe, para tal, comanda um grupo de
pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Uma bronca é aceitável e muitas vezes se faz necessária, desde que não
ultrapasse os limites, portanto cometer excessos na hora de cobrar são
atitudes pra lá de ultrapassadas.

Se você participar de outras listas dos Perl Mongers notará que é
normal a ausência de membros do grupo, muitas vezes por motivos
pessoais, porém se o membro ausente retornar, fazendo uma
justificativa adequada por sua ausência ele recebe toda a compreensão
do grupo.

Espero ser compreendido!

Abraços comunitários,
Marco Aurélio (MACAÉ)