[Recife-pm] Senso de Comunidade

breno breno em rio.pm.org
Segunda Agosto 9 07:25:15 PDT 2010

2010/8/9 Marco Aurélio (MACAÉ) <marcoaureliomacae em gmail.com>:
> Bom dia, Caros Amigos,
>
> É claro que este é um momento que eu devo me desculpar, não quero de
> nenhum modo justificar minha ausência de culpa, porém eu não pude
> comparecer ao segundo encontro social por motivos de crise alérgica
> aguda com erupção temporária da pele caracterizada pelo surgimento de
> pequenas vesículas pruriginosas muito próximas umas das outras, sendo
> gerada por uma penetração de tóxicos no organismo que ainda não
> descobrimos o motivo.

Que nojo! Pô Macaé, da próxima vez fala só "tive uma crise alérgica e
baixei hospital" q a gente entende o recado e acredita, não precisa
mandar o resultado toxicológico ou fotos :P

> Se você participar de outras listas dos Perl Mongers notará que é
> normal a ausência de membros do grupo, muitas vezes por motivos
> pessoais, porém se o membro ausente retornar, fazendo uma
> justificativa adequada por sua ausência ele recebe toda a compreensão
> do grupo.

Olha gente, desencontros são mais do que comuns, faz parte do jogo.
Vcs são um grupo pequeno e estão começando, o importante é não perder
o pique. A idéia dos encontros é bater papo, fazer amizades, relaxar,
e não se estressar. A comunidade do Rio de Janeiro tem quase 200
inscritos na lista, e houve encontros sociais (notem o plural) em que
ninguém foi!

Se me permitem, algumas dicas pra vcs:

- Marquem com antecedência! As comunidades brazucas tem um calendário
de eventos e vcs não só podem como devem utilizá-lo para agendar os
encontros sociais e técnicos da Recife Perl Mongers. Quanto mais cedo
marcarem, mais chance das pessoas se programarem pra ir! Lembrando que
a agenda do Google sincroniza com os telefones mais novos \o/

http://brasil.perl.org.br/calendario.html

- Enviem lembretes perto da data - isso é muito importante! Mesmo em
grupos com encontros regulares (aqui no Rio fazemos um toda segunda
quinta feira do mês) a gente se programa e qdo chega o dia, "ih! é
hoje??" Aí fica muito em cima e complica tudo. O que funciona aqui
(ymmv) é um aviso no início da semana, e outro na véspera, ou no dia
mesmo.

- Vocês ainda são um grupo pequeno e estão começando. Experimentem
marcar encontros em conjunto com outros grupos de usuários ou
comunidades de software livre. Em Fortaleza tivemos vários encontros
junto com a comunidade Debian local, e foram muito bacanas pelo que
soube. Tenho certeza que há outras comunidades de software livre por
aí que adorariam um evento social conjunto. E isso não só diminui as
chances de um desencontro, como fortalece ambos os grupos e estimula
essa troca que é tão agradável.

- Shit Happens! Acidentes acontecem, pessoas ficam doentes, prazos
aparecem de última hora e que era pra ser um dia calmo vira um dia
desesperadoramente confuso e interminável. Estamos em comunidade,
ninguém tem obrigação de nada, a gente faz pq quer, pq se importa, pq
gosta. Se sentir parte de algo maior é muito bacana, e não, vcs não
estão sozinhos! Mesmo em São Paulo, um dos maiores grupos do Brasil,
tivemos encontros épicos com gente em pé, e muitos outros em que ia só
o líder - as vezes nem isso. O importante, como disse antes, é
relaxar. Tomem uma cerveja, vejam a paisagem, parem pra respirar um
pouco após um dia corrido. Levem companhia! Com uma pessoa ou com 200,
o importante é bater um papo agradável e se divertir!

E nos vemos em outubro no YAPC::Brasil \o/
http://yapcbrasil.org.br

[]s

-b