[Recife-pm] Senso de Comunidade

Ulisses Montenegro ulisses.montenegro em gmail.com
Terça Agosto 3 14:57:15 PDT 2010

Senhores

Ninguém, além de mim e Marcos Álvares, compareceu a nosso último encontro.
Não espero por justificativas, porque obviamente ninguém deve nada a ninguém
em nosso grupo, mas preciso deixar registrado que essa foi a confirmação
final de que um grupo de usuários como o nosso é inviável com o atual nível
de compromentimento de seus membros.

Eu não programo profissional com Perl há pelo menos 2 anos. Gosto da
linguagem, mas sinceramente me divirto muito mais programando em Ruby,
Python ou C. Quis fazer parte do grupo porque, mesmo não mais sendo usuário
da linguagem, já escrevi muito código Perl, e acredito que todos que já
passaram pela mesma experiência possuem um perfil comum bastante
interessante, e que poderia agregar a todos. Aparentemente, isso não é o
suficiente para justificar nosso grupo -- a lista vive às moscas, e ninguém
parece ter interesse em exercitar seu senso de comunidade fora dela.

Talvez alguns de vocês considerem o tom deste email excessivamente
dramático, mas meu objetivo aqui não é esse, mas apenas chamar a atenção de
todos que realmente desejam criar uma comunidade em torno da linguagem que
isso não vai acontecer se ninguém estiver disposto a sair de suas zonas de
conforto. Eu sei que meu interesse já não é mais o suficiente para me manter
envolvido.

BTW, Macaé, se você for se dar ao trabalho de responder, sem emails
rebuscados e cheio de arrodeios, links e tudo mais -- precisamos aqui é de
LIDERANÇA, o que claramente não está acontecendo. Caso alguém queira assumir
a frente das atividades do grupo e fazer as coisas acontecerem, agora é o
momento ideal para se pronunciar.

Cordialmente
Ulisses Montenegro

--
“If debugging is the process of removing software bugs, then programming
must be the process of putting them in.” - Edsger Dijkstra