[Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

Terça Julho 10 15:43:26 PDT 2007

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Não acontece nada disso. Primeiro por que as duas exceções citadas
> são: funcionalismo público e bolsas de agências de fomento. São duas
> coisas completamente legais e que não estão "contornando" nada. Aliás,
> vamos assumir que até mesmo as bolsas sejam uma forma de "contornar"
> (o que eu acredito fortemente que não seja, pela legislação vigente).
> Ainda sim existe o funcionalismo público como exemplo.

   Olha você olhando novamente apenas para o seu caso em específico.
   Eu falei genérico, a frase está aí em cima para você ver.
   Você pensou apenas no seu caso.
   Carinha, me desculpe, não é pessoal. Eu não estaria me incomodando em
responder emails para você se fosse. Mas você precisa parar de pensar
apenas no seu. Isso ainda vai morder você.

> Eu dou o braço a torcer quanto à situação de pessoa jurídica porque,
> de fato, eu não sei o que aconteceria na prática e, atendendo ao seu
> conselho, vou escutar o que os outros com mais experiência no assunto
> têm à dizer.

   Opa! Progresso! :-) E aproveita para falar também, que eu *quero*
escutar a tua opinião, de vez em quando. Especialmente sobre estes assuntos.

> Procure pelos códigos CTAX3 e CTAX4 na Bovespa.

   E no que vai me ajudar saber os índices de negociação na bolsa?
   Você está esperando que eu fique impressionado com os números altos e
ache que está tudo certo por que a empresa é comprada e vendida muitas
vezes?

   Procure pelo fenômeno da valorização das Tulipas Holandesas; Elas
quebraram muita gente aqui no século XVIII. E eram negociadas a preços
exorbitantes.

   A outra é mais recente: você ouviu falar da "Bolha" da Internet?

   Valorização nas negociações da empresa não quer dizer nada. São
apenas números, você pode até se aproveitar das variações para especular
e ganhar algum dinheiro, mas não reflete em nada a saúde da empresa.

> Tem certeza?
> Eu acho que eu iria ganhar essa aposta hein. ;-)

   OK, pode ser que apenas para o seu caso isso seja verdade.
   Mas ainda assim, permanece a questão de como utilizar apropriadamente
os recursos de todo mundo em conjunto, o que traria mais benefícios para
a comunidade do que "cada um cuidar do seu".

> Sim, o governo usa o FGTS pra várias coisas. Eu não confio na gestão
> do governo por que ela se mostrou incompetente e ineficiente. Na
> hipótese de eu realmente querer ter algum "retorno social" (isso
> deveria ser uma opção, não uma obrigação) eu acredito que eu seria
> capaz de fazer um benefício maior do que o governo faria.

   Oras, você estava falando que a CLT protege gente incompetente...
vale lembrar que os governantes NÃO são regidos pela CLT ;-) você bem
que poderia ajudar a demitir esta cambada de incompetentes que não gere
o dinheiro do FGTS corretamente.

   Um passinho à frente, meu caro, venha ensinar o mundo a fazer as
coisas certas ;-)

> A atitude que faz o Brasil ser o que ele é, é justamente o fato de que
> "se existir governo, vai existe a Previdência". Eu estou sendo
> otimista e assumindo que o Brasil vai melhorar ao dizer que não vai
> existir mais a Previdência (como a conhecemos). Se ele não melhorar,
> provavelmente esse ralo de dinheiro público vai continuar existindo da
> forma como é hoje.

   As palavrinhas mágicas aqui são o parêntesis. Este assunto está
resolvido, mesmo você não dando o braço a torcer. Ninguém disse que a
previdência não pode mudar de forma. E eu espero que mude, eu tenho uma
vida (pequena, mas ainda assim uma vida) em investimentos aplicados lá,
e quero retorno correto disso.

> Eu espero não precisar de depender do INSS pois planejo ter uma
> previdência privada sólida e ter filhos (que, esperançosamente, me
> assistirão em minha velhice).

   Ótimo, se você conseguir. Agora, coitados dos teus filhos, meu caro.
Você vai ser o "velho-problema" deles... :-D Eu não gostaria de ficar
numa situação ingrata desta: depender dos filhos no final da vida, deve
ser muito complicado. Mas isso é questão de opção pessoal.

> Sorte sua. Se eu morasse na Holanda eu também pagaria sorrindo até a
> orelha 42% de impostos. No Brasil, eu não pago nem 15% feliz.

   Por que? Você acha que os holandeses não reclamam se eles não vêem os
impostos de volta nos "benefícios sociais"? Eles quebram o maior pau!
Sai todo mundo na rua, vão no congresso e pegam os servidores públicos
sacanas pelas orelhas, e penduram eles em praça pública (literalmente).

   Não diga que você não quer pagar os impostos. Diga, sim, que você
quer que eles sejam bem usados. Custa muito caro asfaltar a rua na
frente da sua casa, mesmo que isso aconteça apenas uma vez a cada vinte
anos.

> Não que isso seja algo bom (mas isso é uma opinião e eu não quero
> criar mais polêmica), mas se pelo menos o governo daqui cuidasse de
> todo mundo de maneira, eu não reclamaria tanto.

   EXIJA isso do governo. Se a gente não conversar (como estamos fazendo
agora), se não ficarmos zangados, se não fizermos protestos, vamos ser
sempre maltratados.

> Eu estou me referindo ao caso específico do Brasil e porque o 13o
> salário faz sentido aqui.

   Sim, claro. Teu argumento funciona por que faz sentido. Para mim, não
faz sentido, então teu argumento não funciona. Na verdade, não tem nada
a ver uma coisa com a outra - o povo passa fome por que é explorado, e o
13o não está aí para resolver este problema - nem pode. Ele foi criado
para ser uma "forcinha" para a gente sair de férias, mas ninguém sai de
férias no Brazil... viajar aumenta a cultura, e o governo quer (sempre
quis) o povo burro.

> Em nenhum momento comparei com outros países. Com base nessas
> informações, a minha crença pessoal diria que uma pessoa americana de
> mesmo nível econômico saberia cuidar de dinheiro melhor que um
> holandês equivalente, mas isso é simplesmente uma opinião sem dados
> por trás para justificar, apenas dedução lógica com base em um
> pressuposto.

   Exatamente. Então, se não estamos fazendo comparações internacionais,
como vamos saber se o Brazil vai bem ou mal? Não vamos, eu acho. E a tua
argumentação repentinamente está toda vazia.

   Como eu disse antes, meu caro, vai ler o Jornal.

[snip!]

> Todas as pessoas que ganham acima de mil duzentos e uns quebrados
> mensais estão sujeitas à imposto de renda. Um Honda Civic nos USA
> custa 14 mil dólares (menos de 28 mil reais) é um carro fulero,
> popular. Aqui é um carro de classe média alta que custa em torno de
> 50-60 mil reais. Um tênis de alguma marca mundial por aqui custa 500,
> 600 reais enquanto não passa de 100-150 dólares nos USA. Essa situação
> se repete pra milhares de outras coisas.
>
> Já tem imposto suficiente embutido em tudo, eu me recurso (na medida
> da legalidade) a pagar mais.

   Como eu disse, se você não faz sua parte, cobrar que o governo faça a
dele é hipocrisia. Mas cada um ajuda a construir o Brazil que merece...

> Isso é algo complexo complexo de se explicar. Basicamente, se resume
> ao fato do Brasil ser um país emergente e por isso aqui faz muito mais
> sentido isso tudo do que na Holanda. Se tiver interesse, sugiro como
> referência algum livro do Mankiw sobre economia.

   Agradeço a referência.
   De qualquer forma, eu escuto falar que o Brazil é um país emergente
tem, pelo menos 25 anos. Não tem como a gente terminar de emergir?

   Eu acho que isso tudo é conversa mole. A gente não cresce por que
interessa para alguém que a gente não cresça. De outra forma, a gente
faria coisas sensatas como os tigres asiáticos, a china e o japão, que
investiram pesado em educação, e agora colhem os frutos de 50 anos de
trabalho duro educando e preparando a população para fazer dinheiro.

   E todos estes países que eu te falei tem cargas tributárias maiores
do que as do Brazil, BTW. Google for it.

> Eu não apoio a contratação e não acho que "ser CLT" tem alguma coisa a
> ver com ser competente ou não. Entendeu agora?

   Entendi. Você foi claro e conciso. Mas mudou o discurso (opa!
progresso!).
   Pode me explicar por que você começou este thread falando o contrário
disso que você escreveu aí em cima?

> Aparentemente, eu sou incompentente ao me expressar, já que ninguém
> conseguiu entender o que eu quis dizer ao relacionar
> não-competitividade com dependência na CLT.

   Isto não é prova incontestável de incompentência. ;-)

> Sinceramente, se só CLT mudar, eu também acho que não. Assim como se
> só uma das outras coisas que tem que mudar, acabarem mudando, também
> não farão muita diferença.
>
> Mas, apesar de não parecer, eu torço pelo progresso do Brasil e ainda
> acredito que uma gestão decente pode fazer o país ir pra frente. Agora
> é esperar 2010.

   Não apenas esperar. Continuar conversando com todo mundo que você
puder até lá vai ajudar bastante.

> Novamente, me desculpem se eu fui muito inflamatório em meus
> comentários nas mensagens anteriores. Espero que essa mensagem tenha
> sido em um nível adequado.

   Eu sou Troll, tenho a casca grossa e sei usar troncos de carvalho
para me defender ;-) Não vi problemas muito sérios com o nível da tua
conversa. Não tem do que pedir desculpas, na minha opinião. Mas tem
muitas coisas que você pode pensar sobre o que você falou.

   Conversando, a gente vai melhorando a compreensão das coisas. É
importante para mim também, e eu aproveitei bastante de tudo o que foi
dito.

(*) Me desculpem os flamenguistas, ser sinônimo de "90% da população" é
o preço que se paga por ser a maior torcida do país... nada pessoal.