[Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

Terça Julho 10 11:29:00 PDT 2007

On 7/10/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Sim, é uma irregularidade.
>    Se aparecer um fiscal do ministério do trabalho no local de trabalho,
> vai acontecer duas coisas:
>
>    1. Seu contrato vai ser transformado em CLT;
>    2. A empresa vai pagar uma multinha nada bacana.

Não acontece nada disso. Primeiro por que as duas exceções citadas
são: funcionalismo público e bolsas de agências de fomento. São duas
coisas completamente legais e que não estão "contornando" nada. Aliás,
vamos assumir que até mesmo as bolsas sejam uma forma de "contornar"
(o que eu acredito fortemente que não seja, pela legislação vigente).
Ainda sim existe o funcionalismo público como exemplo.

Eu dou o braço a torcer quanto à situação de pessoa jurídica porque,
de fato, eu não sei o que aconteceria na prática e, atendendo ao seu
conselho, vou escutar o que os outros com mais experiência no assunto
têm à dizer.

>    Será? Você parece que tem o nome no contrato social da tal Contax.
> Sabe tanto sobre a empresa que a gente até acha que você é sócio dela.

Procure pelos códigos CTAX3 e CTAX4 na Bovespa.

>    Isso é outro problema. Não quer dizer que ele não deva existir. Eu
> aposto como você (se trabalha como PJ) não tem recursos investidos da
> forma que você diz que o FGTS deveria ser investido.

Tem certeza?
Eu acho que eu iria ganhar essa aposta hein. ;-)

>    Agora, se você RTFM (neste caso, "M" é a CLT), vai descobrir que o
> Governo usa o FGTS em outras áreas: ele não é um "dinheiro morto",
> apenas não tem retorno pessoal: ele tem retorno social. Poderia ser
> muito melhor se a gente não tivesse tanta merda com corrupção.

Sim, o governo usa o FGTS pra várias coisas. Eu não confio na gestão
do governo por que ela se mostrou incompetente e ineficiente. Na
hipótese de eu realmente querer ter algum "retorno social" (isso
deveria ser uma opção, não uma obrigação) eu acredito que eu seria
capaz de fazer um benefício maior do que o governo faria.

>    Você acredita que o Governo vai existir em 30 anos? Então acredite, o
> INSS vai estar lá. Novamente, esta é a atitude que faz do Brazil o país
> que ele é (e que me faz dizer "Brazil" com "Z", como os gringos).

A atitude que faz o Brasil ser o que ele é, é justamente o fato de que
"se existir governo, vai existe a Previdência". Eu estou sendo
otimista e assumindo que o Brasil vai melhorar ao dizer que não vai
existir mais a Previdência (como a conhecemos). Se ele não melhorar,
provavelmente esse ralo de dinheiro público vai continuar existindo da
forma como é hoje.

>    Mais uma vez meus parabéns, você ajudou a construir exatamente o país
> que você merece. Aproveita bem os escândalos, a corrupção e os
> maus-tratos aos idosos, aos necessitados e aos menos abonados. E
> lembre-se: você ainda vai ser velhinho e vai ter de comprar remédios com
> os trocados que o INSS vai te pagar.

Eu espero não precisar de depender do INSS pois planejo ter uma
previdência privada sólida e ter filhos (que, esperançosamente, me
assistirão em minha velhice).

>    E isso quer dizer que você não quer contribuir para ele, certo?
>    Mané, acorda. Aqui na holanda eu pago (feliz) 42% de impostos. A
> maior parte dele é usada para pagar "salários" para gente que escolheu
> viver do Estado, e ganha dinheiro sem ter de fazer nada. Estas pessoas
> não passam fome, são bem tratadas, são gente decente, não roubam e não
> matam. E, eventualmente, a maior parte delas se recicla de volta para o
> mercado de trabalho.

Sorte sua. Se eu morasse na Holanda eu também pagaria sorrindo até a
orelha 42% de impostos. No Brasil, eu não pago nem 15% feliz.

>    O sistema é justo, ninguém passa fome, não tem gente dormindo na rua,
> e o governo consegue cuidar de todo mundo.

Não que isso seja algo bom (mas isso é uma opinião e eu não quero
criar mais polêmica), mas se pelo menos o governo daqui cuidasse de
todo mundo de maneira, eu não reclamaria tanto.

> [...]
> férias (25 dias úteis por ano; proporcional à idade, entre outros
> fatores - uma pessoa 10 anos mais velha que eu na mesma posição consegue
> tirar cerca de 30 dia úteis por ano).
>    Você está querendo dizer que um dos países mais pujantes da economia
> européia, onde o setor de serviços sozinho alavanca praticamente o mesmo
> PIB do Estado de São Paulo (numa área muuuuuuito menor, com muuuuuito
> menos gente) precisa usar subterfúgios de "Países de Terceiro Mundo"
> para permitir que as pessoas "paguem suas dívidas"? *Acorda*.

Eu estou me referindo ao caso específico do Brasil e porque o 13o
salário faz sentido aqui.

Em nenhum momento comparei com outros países. Com base nessas
informações, a minha crença pessoal diria que uma pessoa americana de
mesmo nível econômico saberia cuidar de dinheiro melhor que um
holandês equivalente, mas isso é simplesmente uma opinião sem dados
por trás para justificar, apenas dedução lógica com base em um
pressuposto.
> [...]
> e ninguém está cobrindo os custos sociais. Novamente, vocês estão
> esquecendo que o Brazil também precisa de dinheiro para funcionar, da
> soleira da sua porta para fora. PAGUE OS SEUS IMPOSTOS. Mesmo que eles
> sejam mal-usados, desviados, corrompidos, isso é uma outra parte da
> história. Você tem de fazer primeiro sua parte como cidadão para depois
> poder cobrar que os outros (incluindo governos nojentos e corruptos)
> façam o que é dever deles. Faltar com seus deveres por que os outros não
> cumprem a parte deles é desculpa esfarrapada.

Todas as pessoas que ganham acima de mil duzentos e uns quebrados
mensais estão sujeitas à imposto de renda. Um Honda Civic nos USA
custa 14 mil dólares (menos de 28 mil reais) é um carro fulero,
popular. Aqui é um carro de classe média alta que custa em torno de
50-60 mil reais. Um tênis de alguma marca mundial por aqui custa 500,
600 reais enquanto não passa de 100-150 dólares nos USA. Essa situação
se repete pra milhares de outras coisas.

Já tem imposto suficiente embutido em tudo, eu me recurso (na medida
da legalidade) a pagar mais.

>    Você não faz idéia do tamanho da bobagem que você está falando.
>    Olha no começo do email, eu contei para você como é a carga
> tributária na Holanda e expliquei que aqui, se você quiser ficar em
> casa, o governo te paga um salário para isso.
>    Você acha que a Holanda tem problemas de crescimento?

Isso é algo complexo complexo de se explicar. Basicamente, se resume
ao fato do Brasil ser um país emergente e por isso aqui faz muito mais
sentido isso tudo do que na Holanda. Se tiver interesse, sugiro como
referência algum livro do Mankiw sobre economia.

>    Agora, quem se ofendeu com o "incompetente" fui eu.
>    Eu apoio a contração CLT, e não acho que "ser CLT" tem alguma coisa a
> ver com ser competente ou não.

Eu não apoio a contratação e não acho que "ser CLT" tem alguma coisa a
ver com ser competente ou não. Entendeu agora?

>    ABSOLUTAMENTE NINGUÉM é incompetente até prova incontestável do
> contrário.

Aparentemente, eu sou incompentente ao me expressar, já que ninguém
conseguiu entender o que eu quis dizer ao relacionar
não-competitividade com dependência na CLT.

>    Vamos ver se, quando a CLT finalmente for "flexibilizada" como você
> está dizendo, alguma coisa vai mudar... eu aposto que não.

Sinceramente, se só CLT mudar, eu também acho que não. Assim como se
só uma das outras coisas que tem que mudar, acabarem mudando, também
não farão muita diferença.

Mas, apesar de não parecer, eu torço pelo progresso do Brasil e ainda
acredito que uma gestão decente pode fazer o país ir pra frente. Agora
é esperar 2010.

Novamente, me desculpem se eu fui muito inflamatório em meus
comentários nas mensagens anteriores. Espero que essa mensagem tenha
sido em um nível adequado.

-Nilson Santos F. Jr.