[Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

Terça Julho 10 11:43:01 PDT 2007

On 7/10/07, Daniel Ruoso <daniel em ruoso.com> wrote:
> Mas você já se beneficia hoje. Se você tirar uma licença médica maior
> que 15 dias, o INSS paga o seu salário. Como PJ, você fica na merda.

É um trade-off que você faz.

É como plano de saúde. A maioria das pessoas tem prejuízo ao contratar
um plano de saúde, mesmo considerando que os planos de saúde repassam
uma tarifa menor aos médicos. No entanto caso algo ruim aconteça o
plano de saúde terá valido a pena pra você.

> Não não... tem que ser muito maior do que 1.6. 1.8 é pouca a diferença,
> considerando o fato de que a empresa tem muito menos responsabilidades.
> Me desculpe, mas se vc tem um salário apenas 1.8 vezes maior para ser
> PJ, me desculpe, mas estão comendo seu c... fique atento... Considerando
> as não responsabilidades da empresa (inclusive de não te mandar embora
> se voce tiver um acidente de carro quando estiver indo trabalhar e
> passar um mes de cama), 0.2 do valor nominal não é vantagem pra você.

Esse é um caso similar ao acima. Depende de quanto você quantiza o
risco. Se você trabalha em uma profissão de risco, de fato vale muito
mais à pena para você uma contratação via CLT.

Como desenvolvedor, o pior risco que eu corro é ter tendinite.

De fato, eu não sabia que sofrer um acidente de carro quando indo ao
trabalho constitui um acidente de trabalho. Particularmente, acho isso
uma das maiores bobagens do mundo e nunca tinha ouvido falar nisso
antes. Se os juízes realmente dão ganho de causa nessa situação
(independentemente do que dizem as leis), a justiça trabalhista está
numa situação pior que eu imaginava. Vou procurar me informar melhor
sobre isso.

> Desculpe lá, mas que custos? se você pedir demissão ou tiver justa causa
> não tem custo nenhum...

O problema é quando você vai mandar embora alguém *sem* justa causa.

Simplesmente porque você precisa de reduzir custos ou algo do gênero.
Você precisa de reduzir custos rapidamente para se manter no negócio e
demitir funcionários gerará mais custo ainda. Fica entre a cruz e a
espada.

Eu sou bastante a favor do modelo americano onde os trabalhadores
industriais podem optar por serem sindicalizados (com garantias
empregatícias e um salário menor) ou não. Não sei se existe isso no
ramo de TI por lá também, acredito que não.

-Nilson Santos F. Jr.