[Cascavel-pm] [OT] Contratação PJ (Was um monte de coisa off-topic)

Terça Julho 10 15:51:03 PDT 2007

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:
> De fato, eu não sabia que sofrer um acidente de carro quando indo ao
> trabalho constitui um acidente de trabalho. Particularmente, acho isso
> uma das maiores bobagens do mundo e nunca tinha ouvido falar nisso
> antes. Se os juízes realmente dão ganho de causa nessa situação
> (independentemente do que dizem as leis), a justiça trabalhista está
> numa situação pior que eu imaginava. Vou procurar me informar melhor
> sobre isso.

   São os chamados "Acidentes em Trânsito". Eles são responsáveis por
boa parte dos acidentes de trabalho de operários da construção civil em
São Paulo.

> O problema é quando você vai mandar embora alguém *sem* justa causa.
>
> Simplesmente porque você precisa de reduzir custos ou algo do gênero.
> Você precisa de reduzir custos rapidamente para se manter no negócio e
> demitir funcionários gerará mais custo ainda. Fica entre a cruz e a
> espada.

   Olha, a minha experiência empresarial se resume a três empresas no
Brazil, sendo uma no ramo de IT, uma no ramo de Segurança e Saúde do
Trabalho e uma de engenharia mecânica.

   Na minha humilde opinião de quem nunca faliu, mas viu muita gente
falir, se você está pensando em reduzir custos "rapidamente" cortando
pessoal, é caso de fechar a empresa para não passar vergonha.

   Cortar pessoal para reduzir custos e "continuar no negócio" é, na
minha opinião, sinal claro de falta de visão do mercado onde você atua e
falta gravíssima de tato comercial. Mas isto, é claro, é apenas a minha
opinião.

> Eu sou bastante a favor do modelo americano onde os trabalhadores
> industriais podem optar por serem sindicalizados (com garantias
> empregatícias e um salário menor) ou não. Não sei se existe isso no
> ramo de TI por lá também, acredito que não.

   Hum. Será que isso funcionaria no Brazil, onde o pessoal que
realmente precisa destas coisas não tem muita educação? Eu tenho certeza
de que um operário estadounidense sabe se cuidar muito melhor do que um
brazileiro, nestes termos.