[Cascavel-pm] Algoritmos e Estruturas de dados em perl

Sexta Abril 29 05:49:34 PDT 2005

--- Donato Azevedo <donatoaz em gmail.com> escreveu:
> Olá,
> provavelmente alguns de voces ja fizeram na faculdade um curso de
> algoritmos e tal... eu gostaria de saber se alguem conhece alguma
> fonte (livro, online resource, papiro ou pintura rupestre, sei lá..)
> de perl aplicado a AEDS (algoritmos e estruturas de dados) tipo,
> listas encadeadas, filas, arvores binárias.
> Eu sei que é simples de implementar mas eu queria uma referencia.

  Donato, a melhor referência nesta área é um livro baratinho do Niklaus Wirth, chamado
"Algorithms+Data=Program". Tem também o fantástico livro do Donald Knuth, que simplesmente esgota
o assunto, um dos volumes da coleção "The Art of Computer Programming".

  Particularmente, eu acho muito complicado usar Perl para falar sobre estruturas de dados. A
maior parte delas está implementada como operadores internos da linguagem: qw( pop push shift
unshift ) são exemplos simples de implementação de pilhas e filas usando nosso querido array.

  Fora isso, usar uma linguagem fortemente tipada no começo da carreira ajuda muito o pessoal
iniciante a entender como as coisas funcionam dentro do computador. Eu acho muito importante
começar programando Pascal ou C, por exemplo...

Luis Campos de Carvalho
Member of "São Paulo Perl Mongers",
Unix SysAdmin & OCP/DBA Oracle