[SP-pm] https://github.com/TJRest

Leonardo Ruoso leonardo at ruoso.com
Sat Oct 31 03:19:14 PDT 2015

Em 30 de outubro de 2015 23:19, Geovanny Junio :: eutsiv <
geovanny em eutsiv.com> escreveu:

> Eu já li a especificação e as referências bem recomendadas, mas quando o
> Ruoso especificamente fala de Rest eu fico achando que estou perdendo algo.

Isso vai ser difícil de eu responder se você não elaborar.

> Estou dizendo isso pois em outras threads ele deu muita ênfase nessa coisa
> de poucas pessoas saberem Rest, e depois de ler tudo também concordo.

Tá, então estamos empatados. Nem acho que precisa ler tudo. Eu fiz um
resumo bem compacto numa apresentação de 1h30 mais ou menos.

> Eu só fiquei meio no loop me questionando se eu entendi tudo ou não, mas
> de toda maneira se o Ruoso tiver material a indicar, ou tiver algum post
> próprio ia ser legal, pois aparentemente ele está com autoridade para falar
> sobre.

Não acho que ninguém tenha uma solução concreta para tudo.

De fato, quando se opta por suportar ou privilegiar JSON, todo mundo tem
muita coisa concreta para definir. Em XML as coisas já são bem mais maduras
e mais bem definidas.

Tenho encontrado bastante gente enfatizando a importância de usar Rest
corretamente. Recentemente fui sabatinado por uma equipe de Enterprise
Architects americanos e eles enfatizaram todos esse pontos que eu tenho
enfatizado na sabatina. Mesma coisa quando há meses atrás eu fui sabatinado
por um pessoal europeu --coisas de trabalhar com arquitetura em empresas
globais: o pessoal fica "compartilhando" experiência sobre os projetos que
fizeram com o pessoal que está iniciando novos projetos.