[SP-pm] Nó de servidor

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Fri Feb 28 11:59:18 PST 2014

Então, nesse caso, você tem, no geral, dois problemas separados.

Um é o deploy da aplicação (e manter N maquinas atualizadas) e outro manter
esse seu shared-filesystem (independente de qual ou como você escolher
fazer isso)

para deploy, se você usa git, ele já fica responsável por conter o código
atual da versão estável que deveria estar em todas as maquinas. Ai vocẽ
pode usar o Puppet/Chef/crontab [#bashcreepy#], etc para manter as coisas
no atualizadas.

O jenkins também pode ser usado, mas ele é muito pesado para ficar em cada
nó (maquina) rodando, então você pode fazer ele fazer 'push' das alterações
para dentro das maquinas via SSH assim que ele detectasse uma mudança no
git/whatever.

Sobre o filesystem, eu não sei muito bem qual o melhor,

Se você for usar um NAS, geralmente é um PC ligado com um storage dedicado,
mas também dá pra fazer com RAID{X}, ou até mesmo pendrive, tudo depende de
quanto você "gosta" do seu dado! :D

Essa é a tecnica antiga, pois basicamente, você tem um servidor HOST,
conectado no HD, e os outros servidores fazem mount nessa rede usando
geralmente NFS.

Como o tempo vai passando, agora já existem soluções que usam N maquinas
como server, os clustered file system,

o único que já entrei em contato diretamente, foi o GlusterFS, que é GNU v3

Geralmente, acabo utilizando o AWS S3 parra guardar os arquivos, mas isso é
possível quando se usa a amazon!

Mas, o que eu queria lhe avisar, é que você deve manter o mais separado
possível o código e os arquivos criados pelos usuários.

De uma lida em http://12factor.net/

Saravá,
Renato CRON
http://www.renatocron.com/blog/