[SP-pm] Como anda o PerlPro?

André Walker andre at andrewalker.net
Thu Jul 18 17:39:15 PDT 2013

Salve, mongers,

Estou escrevendo para dar uma visão geral do status de PerlPro. Se você não
sabe do que estou falando, veja:

     https://github.com/Brasil-Perl-Mongers/perl-pro

Aproveite e clique em Star e Watch :)

O que nós temos até agora?

Foi criado o layout de praticamente todas as páginas, em imagem. Vocês podem
ver na wiki do github. Criei também a estrutura da aplicação Catalyst, o banco
de dados, e implementei o layout em HTML/CSS também. Ou seja, o esqueleto da
aplicação está pronto. Não temos, no entanto, as páginas específicas e suas
funcionalidades.

Para estruturar o layout, estou usando Twitter Bootstrap. Para versionar o
banco de dados, sqitch. Para ORM, DBIx::Class, e para o SGBD, PostgreSQL. Como
framework MVC, como já falado acima, Catalyst, e como linguagem de templates
Kolon (do Text::Xslate). Tudo isto já está configurado, é bastante fácil de
se instalar o código e compreendê-lo.

Parece pouco, semanas depois de anunciado, não?

Estive trabalhando nisso durante períodos livres da faculdade (faço um curso
em período integral), e acabei não dedicando tanto tempo quanto gostaria. A
partir de hoje, entretanto, estou de férias, e acredito que nos próximos 30
dias teremos o site no ar :)

Gostaríamos da participação da comunidade, afinal, é um projeto open source!
Tivemos algumas contribuições assim que o repositório foi criado, antes mesmo
de anunciarmos o projeto! Sintam-se livres para contribuir; podemos discutir
as features no canal do IRC, ou por e-mail e desenvolver em cima disso. Dê uma
olhada nos issues do GitHub, sugira uma funcionalidade, critique o código.
Toda contribuição é bem vinda! Principalmente em forma de código, obviamente. :P

Teremos uma reunião no canal do IRC do SPPM: #sao-paulo.pm em irc.perl.org,
daqui a aproximadamente 10 dias. Vamos avisar a data e o horário certinho por
aqui quando estiver mais próximo. Mas, se tiver qualquer dúvida ou sugestão é
só dizer!