[SP-pm] Escrever cookies com jquery.cookie

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Fri May 24 06:58:06 PDT 2013

Cara,

Fica esperto com um detalhe: Perl roda no servidor, javascript no browser*.

A expressao "usar javascript pra embutir coisa em Perl" nao faz sentido.

Licenca poetica ativada...

Numa aplicacao web comum, um cliente (browser) requisita (request) a um servidor (web server) um recurso (pagina) utilizando o protocolo http.

Esse protocolo define como cliente e servidor se entendem, é o idioma deles.

O webserver entende a requisicao e a repassa para uma aplicacao que pode ser qualquer programa escrito em qualquer linguagem.

Esse programa (cgi, por exemplo) devolve ao webserver uma resposta no formato http, que consiste em um conjunto de cabecalhos (cookies, content-type, etc) e um corpo no qual esta toda a pagina, normalmente escrita em html. O webserver devolve isso ao browser.

O browser recebe isso, interpreta os cabecalhos, que nao sao visualizaveis, e em seguida renderiza (desenha na tela) a pagina escrita em html. Somente no browser que coisas como html, javascript e css vao fazer sentido. Antes disso eles sao apenas texto.

Note que os cabecalhos, embora nao visualizaveis, tem significado especial. Alem disso vc esta confundindo "http header" com "html head", que nao tem nada e ver um com o outro.

Pelo seu codigo, entendo que vc esta estudando, experimentando. Sem problema!

Note que vc esta tentando aprender duas coisas ao mesmo tempo, Perl e desenvolver aplicacoes web.

Que tal um de cada vez?

Se quiser testar esses conceitos mais basicos em C, por exemplo (é sempre uma quebra interessante de paradigmas), me procure em pvt.

No mais, de uma olhada com bastante atencao nas palavras chave que eu deixei.

[]'s

* no caso mais comum, seus trolls!

Sent from my iPad