[SP-pm] Verificação de parâmetros em métodos

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Mon Dec 3 13:16:44 PST 2012

Boa noite!

Estou fazendo uma pesquisa sobre validação de parâmetros em métodos, para
módulos que utilizam Moose. Encontrei a seguinte solução abaixo:

http://search.cpan.org/~drolsky/MooseX-Params-Validate-0.16/lib/MooseX/Params/Validate.pm

No entanto, tem um detalhe que eu não compreendi. Porque eu preciso passar
\@_ para o método 'validated_list' ?

Dei uma olhada no código, e vi que ele utiliza o primeiro parâmetro que é
chamado de '$args' dentro do método e existe um algoritmo que faz uma série
de verificações nessa variável e depois envia para validate_with, através
do módulo Params::Validate. Lá descobri que 'validate_with' é um 'símbolo'
que é interpretado como uma sub por um outro método, enfim... Tem alguém
por aqui capaz de me ajudar a entender esta "bagunça" e, principalmente,
porque do \@_ ??

OBS: Antes de qualquer troll me interpretar mal, repare que coloquei
'bagunça' entre aspas, o que significa que não acho que isso realmente seja
uma bagunça. Por favor, evitem comentários inúteis em cima disso! Já me
considero velho e sem saco pra flames...  ;-)

Obrigado!

--
André Garcia Carneiro
Software Engineer