[SP-pm] Manutenção do site, equinócio e etc.

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Tue Nov 27 18:05:08 PST 2012

On Tuesday, November 27, 2012 at 8:57 PM, Leonardo Ruoso wrote:
> Precisa pensar em mudar tudo?
>
> Site não é isso mesmo? Uma colcha de retalhos?
>
> Não sei se o melhor caminho é tentar um refactoring do site inteiro.
>
> Talvez só atualizar seja mais rápido e fácil.
>
> Mas só sugestão.

Eu vejo o site praticamente como o /artigos e o código para o equinócio.

O código do equinócio, nada mais é do que a montagem de um calendário e a leitura de um diretório para saber se existe um arquivo .POD lá.

O código para os artigos, nada mais é do que um "tradutor" de .POD para HTML.

O restante são simples documentos, apontando para um link externo ou interno.

Mas, na minha opinião, há mais problemas do que "coisa boa" ali, tais eles como:

- Não há data para os artigos, isto não foi previsto e sinceramente acredito que isto é algo muito chato, detesto ler um site que não apresenta a data de quando ele foi escrito, até mesmo os artigos do equinócio não levam esta informação, o que 80% dos artigos ali presentes são e seria fácil descobrir que dia foi públicado.

- Não há um esquema de URL interessante para o uso dos artigos, como nenhum trabalho especial para os buscadores nos encontrarem melhor, seja no HTML, seja na estrutura, uma wiki provavelmente resolveria bem este problema no geral sem muito esforço.

- A "ligação" com o Disqus, é horrível, e foi dita na época também isto aqui. Simplesmente é gerado um md5sum baseado no conteúdo do arquivo como chave para os comentários, isto pode gerar problemas no futuro, caso alguém queira mudar algo nas páginas e etc. Muitas wikis já oferecem este esquema de maneiras muito mais espertas.

- Díficil manutenção do CSS, por conta do "tradutor" .POD -> HTML, que precisa ser melhor trabalho.

- O CSS do site é uma coisa absurda, grande parte por culpa minha.

- Eu sinto que a manutenção do atual código é penosa para maioria, pois entender aquela "colcha de retalhos" exige uma certa paciência, me parece que o código do site acaba virando um "legado" com tendência a gerar sempre problemas na hora de efetuar alguma manutenção ou invenção por lá, se a escolha for uma plataforma como um CMS, este tipo de discussão seria evitado, e os esforços seriam mais focados em gerar conteúdo no site, do que trabalhar no código nele em si.

Ficam aqui minhas rusgas com o porco código que eu mesmo iniciei.

Abs,
-Thiago Rondon