[SP-pm] Apresentação

Ulisses Montenegro ulisses.montenegro at gmail.com
Wed Sep 12 08:41:19 PDT 2012

2012/9/12 Eduardo Almeida <eduardo at web2solutions.com.br>:
> -----Original Message----- From: Ulisses Montenegro
> Sent: Wednesday, September 12, 2012 11:57 AM
> To: saopaulo-pm at mail.pm.org
> Subject: Re: [SP-pm] Apresentação

> entre o OO e o modernismo dessas linguagens, mesmo pra infosec, prefiro o
> Moose do Perl e a "vanguarda" do CPAN

Eu não tenho problema nenhum em me virar usando o OO do perlobj, Moose
é ainda melhor, mas admito que já tive que integrar módulos
desenvolvidos em outros tempos que não utilizavam _nada_ de OO, e são
justamente esses que me fazem sentir o peso da idade da linguagem.
Infelizmente ainda existe muita coisa para Perl escrita como se a
linguagem fosse uma 'evolução do shell script', como falava um amigo
meu.

> são ferramentas específicas, com foco em end user desse nicho. Pra quem
> desenvolve suas ferramentas, usar ruby, python o perl nào importa, oque
> importa é os recursos que cada uma oferece, e nesse caso o CPAN simplesmente
> é um diferencial "killer" hahaha

Sim, são ferramentas específicas, mas a maior parte é scriptable ou
extensible via plugins/módulos escritos em suas linguagens. Mesmo
quando vou escrever algo do zero, eu não tenho uma linguagem 'padrão'
-- vai aquela que oferecer os melhores recursos para o problema em
questão.

“If debugging is the process of removing software bugs, then
programming must be the process of putting them in.” - Edsger Dijkstra