[SP-pm] Indicações de Livros

Eden Cardim eden at insoli.de
Thu Sep 6 14:34:27 PDT 2012

    Carlos> Pessoal, é uma coisa que noto aqui na lista: toda vez que
    Carlos> alguém critica/discorda de um dos símbolos sagrados da
    Carlos> comunidade Perl (no meu caso, a bíblia da linguagem),

Olha, quando você faz uma crítica usando religião como termo pejorativo,
você tá agredindo as pessoas que são legitimamente religiosas. Vale a
pena mesmo fazer isso pra promover a leitura de um livro invés de outro?
O Effective Perl Programming é um livro excelente e não precisa ser
promovido jogando lama no Programming Perl. Tem livros de perl que eu
acho chatos, e simplesmente os omiti da minha recomendação, não é mais
fácil assim?

    Carlos> logo um ou outro cara toma as dores pra sí e o crítica, diz
    Carlos> que o mesmo é um cara de opiniões fracas, faz comparações
    Carlos> bobas como se o cara criticando fosse uma pessoa pobre de
    Carlos> espirito e incapaz de reconhecer coisas boas da vida, etc...

Ninguém disse isso, você que está auto-avaliando dessa forma. Mas já que
você tá falando de "um ou outro tomar as dores", é importante sim
promover o Programming Perl porque além de ser um excelente livro, é uma
forma de ajudar o autor, que criou a linguagem e a dispobinibilizou sem
pedir nada em troca. É uma forma de incentivar mais pessoas a fazerem o
mesmo. Além disso, sim, o Larry é bastante carismático, e tem muitos
admiradores dentro da lista, você esperava mesmo que alguém não
confrontasse a tua opinião de que o livro dele é chato?

    Carlos> Vamos olhar com mais respeito para a opinião dos outros... e tirar
    Carlos> máximo proveito das discurssões.

Respeito não se cobra, se conquista. Talvez quando você escrever um
livro, como o Thiago Glauco, vai entender o significado disso.

    Carlos> Perl não é minha religião ou meu estilo de vida; pra mim é só uma
    Carlos> ferramenta: boa pra algumas coisas, ruim para outras.
    Carlos> Se todos encarassem assim garanto que aproveitariamos melhor
    Carlos> a lista.

OK, palmas de pé pra você, que é o único iluminado que já encara as
coisas assim.

    Carlos> Acho que o Rafael já tem uma boa lista de livros para
    Carlos> procurar. Vamos matar o tópico? ;-)

Você já matou o tópico quando criou toda essa meta-discussão jogando
lama no livro do Larry e perdendo a compostura quando confrontado com
opiniões divergentes.

--
Eden Cardim                        Software sob medida
+55 11 9644 8225              Gestão de projetos de software