[SP-pm] Frameworks Web etc.

Eden Cardim eden at insoli.de
Fri Jul 20 07:07:23 PDT 2012

    Ricardo> Eu desenvolvo em Perl utilizando CGI. Resolve os meus problemas, sim
    Ricardo> resolve. meus códigos tem use strict, use warnings, use diagnostics,
    Ricardo> use etc, tem, os log estão limpo, estão. Então para mim este é a
    Ricardo> melhor forma de trabalho para MIM. atualmente

E você não precisa abandonar CGI pra ter um produto melhor/moderno, CGI
é uma tecnologia perfeitamente viável. O que acontece e eu já falei
sobre isso antes, é que você pode empilhar um componente Catalyst ou
Plack por cima da sua app escrita em CGI.pm, em 30 minutos e deixar ela
algumas ordens de magnitude mais rápida/escalável, além de ter uma gama
de componentes pré-implementado que você vai poder integrar diretamente
com teu software escrito em CGI. Além disso você não vai mais precisar
arrastar o apache pra todos os lugares onde você desenvolve. Você vai
continuar escrevendo suas aplicações *do mesmíssimo jeito que fazia
antes*, sem nem perceber que o Catalyst/Plack estão lá, assim como você
provavelmente não percebe a diferença de utilização entre perl 5.10 e
5.16 ou um upgrade do kernel do seu sistema operacional, você só percebe
que é mais rápido e tem menos problemas.

Dê uma olhada nos seguintes componentes:
https://metacpan.org/module/Catalyst::Controller::CGIBin
https://metacpan.org/module/Plack::App::CGIBin

Isso significa que você pode integrar soluções pré-existentes, tipo RT,
Bugzilla, Koha, etc. dentro da sua aplicação e escolher se você quer
partir pra alguma sintaxe nova ou continuar desenvolvendo do jeito que
estava antes. No caso do Plack, você pode até misturar sub-aplicações
escritas em qualquer framework. Pra mim, isso se encaixa perfeitamente
na filosofia de "proporcionar várias formas de fazer a mesma coisa". Já
te obrigar a reaprender sintaxe pra adotar uma determinada tecnologia
não é. Por mais "simples" que uma sintaxe nova pareça, re-escrever seu
software e mudar os seus hábitos de desenvolvimento repentinamente *não
é simples*.

Queria ter encontrado um componente Dancer ou Mojo pra comparar esse
use-case e não parecer que estou advogando em favor de um framework ou
outro, mas não encontrei. Alguém mais bem-informado que eu pode, por
gentileza, apresentar um componente equivalente em Mojo/Dancer? Até
porque isso seria bom pra comunidade Perl em geral.

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225