[SP-pm] Apache Lucy

Eden Cardim eden at insoli.de
Wed Jul 18 16:12:32 PDT 2012

    Marcio> na documentacao do Lucy, diz ser escrito em C, e é um
    Marcio> reimplementacao do Lucene.

Não é uma reimplementação, é um loose port feito com o propósito
específico de ser integrado dentro de linguagens como perl e python.
Atualmente, a API só existe pra perl mesmo.

    Marcio> qt a precisar de outros profissionais, a jvm hoje é tão
    Marcio> obrigatória quanto linux

Sério? A minha impressão é de que pouquíssimas pessoas sabem desenvolver
pra jvm. Tem muita gente que sabe java, groovy, ruby etc. Mas jvm mesmo,
acho que são poucas. Mesmo assim, não gosto e não confio em tecnologia
vinda de grandes corporações, já que você fica dependente deles
comercialmente (vide o susto que o pessoal do java e do mysql levou
quando a sun foi comprada pela oracle). Mas daí é uma preferência
arbitrária minha ( e, aparentemente, do Eike Batista também:
http://www.youtube.com/watch?v=ppPvNXP65KQ ), mas sim, boa parte do
mundo gosta de ser apadrinhado por corporações.

    Marcio> IMHO, devido a adocao do mercado, ou seja, nao há perca de
    Marcio> tempo, é skill pre-req.

Quantos hackers de jvm competentes e confiáveis você conhece e pode
contratar *agora*? Como você avalia a competência deles objetivamente?
Quanto custam?

    Marcio> Qt a implementacao em perl de um FTT, Lucy eh em Perl? Vou
    Marcio> ver, mas acho que demorou pra fazer esse produto. A galera
    Marcio> enterprise do Java sentiu as dores a mais tempo e fez o
    Marcio> Lucene/Solr.

Demorou mesmo, tava todo mundo preocupado em escrever frameworks web
mais simples e reimplementar bibliotecas assíncronas.

    Marcio> Acho mqis produtivo ler um livro e estudar uma tecnologia bem
    Marcio> difundida que escrever reescrever codigo, reinventar a roda.

Re-escrever na mesma linguagem não, mas fazer um loose port de uma
biblioteca ou especificação pra outra linguagem, pra ter acesso a
features específicas dessa linguagem pode fazer muito sentido sim. Um
port pra perl, por exemplo dá acesso a features como closures, que não
existem em java, que na mão de pessoas que sabem projetar sistemas bem
usando essa feature pode resultar numa arquitetura/API melhor.

    Marcio> Bem, prefiro me orientar a solucoes de mercado que já
    Marcio> provaram seu proposito a tecnologia que apesar de serem
    Marcio> maravilhosas nao me promovem algum determinado aspecto.

Difícil entender essa frase, mas acho que entendi. Não se esqueça que
hackeabilidade é importante pruma "solução de mercado".

--
Eden Cardim
+55 11 9644 8225